Um destino fascinante que desponta para o ecoturismo e aventura no Mato Grosso

Ecoturismo & Sustentabilidade



“Nobres é mais que bonito, é lindo!”
Este é o primeiro comentário que ouvimos dos habitantes de Nobres assim que chegamos à cidade. Mais do que uma expressão, soubemos que o trocadilho é uma forma de brincar com a cidade de Bonito no Mato Grosso do Sul.

Depois de passarmos por Cuiabá e conhecermos os pontos turísticos, históricos e culturais da cidade como: a Igreja de São Benedito, construída por escravos e datada de 1764, parte do que está preservado no centro histórico, representado em casarões coloniais do século 18, a Casa do Artesão, a Catedral Metropolitana e o Centro Geodésico da América de Sul, sobrevivemos ao calor intenso típico da cidade mais quente do Brasil, e seguimos rumo a Nobres que se localiza a 145 km da capital do Mato Grosso, uma cidadezinha pequena, pacata com um povo simples e acolhedor.

Cicloturismo pelos arredores da cidade
O passeio ecológico chamado Gleba Serragem começa na praça principal de Nobres. A primeira parada destina-se a visitar a plantação de seringueiras na propriedade do Sr. Ademar Fisher. Além de conhecer todo o processo da produção do látex, fomos recepcionados com uma deliciosa água de coco para reidratar o corpo.

Depois de mais pedaladas, a parada é na residência do Sr. Almindo e D. Lucila. Interagir com a comunidade local e ouvir suas histórias são um aparte especial desta atividade. A última parada se dá na casa de dona Malvina, onde aprendemos sobre a maneira artesanal de fazer a rapadura, um doce produzido a partir do caldo da cana, que, misturado ao mamão, ao babaçu e ao coco, ganham um sabor especial.

O cicloturismo leva por volta de 2h30 e tem 8 km no percurso. O ambiente natural do entorno é composto de serras e mata de transição entre cerrado e floresta amazônica.

Caminhada à Cachoeira do Tombador
Contam os moradores e guias de Nobres que por esta trilha passaram o ex-presidente dos EUA, Coronel Teodoro Roosevelt, guiado pelo Marechal Rondon em 1916, quando esteve explorando o Mato Grosso e a Amazônia. Diz-se também que no local passou a Coluna Prestes, a maior marcha militar da história. Esta caminhada cultural tem como ponto culminante a Cachoeira do Tombador, uma queda de 68 m formada pelas águas do rio Serragem. Em volta da cachoeira existem ainda os vestígios do caminho de pedras feito pelos Bandeirantes para o desbravamento do estado. Em 1948, foi construída ali a primeira usina hidrelétrica do Mato Grosso. Ao lado da entrada para a cachoeira, pode-se ver as ruínas de uma das três casas que era moradia dos funcionários da usina, já há tempos desativada.

Flutuação
O principal atrativo de Nobres é flutuar em rios de águas límpidas, cristalinas e mornas. A vila de Bom Jardim, localizada a 65 km do centro, abriga os dois rios onde o ecoturista pode (e deve) praticar esta atividade.

Aquário Encantado e rio Salobra
O Aquário Encantado é uma das nascentes do rio Salobra, local adequado para quem inicia a atividade de flutuar: não há correnteza, e é possível ficar de pé em troncos estrategicamente colocados para que o mergulhador possa se entender com o equipamento sem agredir o fundo da nascente. Dentro d’água, peixes de espécies, cores e tamanhos variados circulam entre os sete mergulhadores que tem a permissão de entrar na água. As visitas são limitadas para preservação ambiental; nossa dica é que você faça a reserva da flutuação no dia anterior à prática da mesma.

O grupo é reunido por volta de meia hora depois para que junto com o instrutor dê início à flutuação pelo Rio Salobra. Durante o percurso, que leva por volta de 40 minutos, é possível avistar cardumes de piraputangas, várias outras espécies de peixes e algumas vezes até a famosa sucuri. Não se preocupe: você não corre o risco de ser engolido por uma, pois dentro da água elas nem ligam para quem passa ao lado. A correnteza do rio leva você para longe, quase que num piscar de olhos, assim, se conseguir avistá-la, infelizmente não foi o nosso caso, aproveite para olhar bem!

Rio Triste
Contrariando o nome, o aventureiro que flutua no Triste, fica encantado com a vida aquática do rio. Mais selvagem, bem cristalino, e com correnteza mais forte do que o Salobra, abriga peixes de todos os tipos e tamanhos. O destaque desta fauna diversificada fica por conta do Dourado, que sorrateiramente esconde-se entre as raízes submersas das árvores. As arraias de água doce, também ocupam lugar de honra dentro do rio, basta observar com cuidado o fundo arenoso e lá estão elas. Nas margens, entre a vegetação seca, macacos pregos, seriemas, cotias, araras e muitas outras aves são parte da fauna local. Triste mesmo será não compartilhar de toda esta natureza!

Lagoa das Araras
O entardecer é um momento especial e palco de cenários deslumbrantes. Na Lagoa das Araras, localizada a 1 km do centro da Vila de Bom Jardim, enquanto o sol se põe por trás dos buritis (espécie de palmeiras típicas da região) refletidos no espelho d’água da lagoa, araras, papagaios, periquitos, maritacas, cuiriacas entre outras aves, retornam aos ninhos espalhados nos caules dos buritis apresentando aos turistas um memorável espetáculo de cores e sons. Imperdível!

Complexo da Cerquinha
A proposta aventureira do complexo da Cerquinha foi tão longe que chegou “No Limite”. O episódio final de um destes programas apresentados pela rede Globo foi gravado no local, no Duto do Quebo. O local que pela TV parecia um tanto assustador, na verdade é um formoso túnel natural de aproximadamente 300m, onde cruzamos seu interior por dentro do rio que atravessa o túnel. Com uma lanterna, o guia mostra a vida dentro do duto que conta com morcegos, uma variedade de insetos, peixes, além das belas formações calcárias da caverna.
Ao fim da visita, depois de uma caminhada pela trilha que abriga vegetação de transição entre o cerrado e floresta tropical, uma cachoeira convida ao banho revigorante.

Balneário Estivado
A história do lugar conta que os tropeiros passavam no local levando o gado. Nas épocas de chuva, os riachos tornavam-se mais volumosos e, para evitar a perda do gado, eram construídas pontes toscas feitas de paus e varas atravessadas, as quais chamavam-se Estivados, daí o nome do balneário.
Refúgio de famílias e turistas, as águas cristalinas do Estivado abrigam cardumes de lambaris, piraputangas e piavas, nas margens uma rica flora que convida um bando de macacos prego a aparecer todos os dias para se alimentar, brincar e interagir com os visitantes.

Outros passeios:
Salto do Tucum
Situado na fazenda Tucum, a cachoeira com 20m de queda é outro encanto natural de Nobres. Para os mais habilidosos, é possível escalar com segurança a cachoeira até bem perto da primeira queda. Passeio de barco pelo Rio Cuiabá. O passeio que leva em torno de uma hora é uma ótima oportunidade para contemplar a fauna e flora da mata ciliar do rio.

Passeio de bote pela lagoa Salobão
Além do passeio pela lagoa a melhor parte desta atividade é a chance de compartilhar momentos preciosos no almoço ou lanche, com quitutes típicos da região, na casa da senhora Emir.
Serviços:

Agência Receptiva:
Lagoa Azul Turismo
Oferece todas as atividades em Nobres e Bom Jardim.
Av. Marechal Rondon, 402
Tel: (65) 3376 1239 / (65)  9622-9492

Onde Ficar:

Nobres:
Pirâmide Palace Hotel
Rua Cuiabá, 1974
Tel: (65) 3376-1021  /  (65) 3376-2034
www.piramidepalacehotel.com.br

Bom Jardim
Pousada Bom Jardim
Rod. MT 241 - KM 65
Tel: (65) 3102-2018 - (65) 9989-7968
www.pousadabomjardim.com

As reportagens da Família Muller têm o patrocínio de:
Timex: www.timex.com.br
Trilhas & Rumos: www.trilhaserumos.com.br

Apoio de:
Geratherm: www.geratherm.com.br
VIP´s Tur e Câmbio: www.vipsturecambio.com.br
Botas Chiruca: www.botanatrilha.com.br
Poddium Restaurante: www.poddium.net 
Moça Bonita Café & Bistrô: Rua Alexandre Dumas, 1.102 - SP
Gatorade: www.gatorade.com.br

Visite o site da Família Muller: www.familiamulleraventura.com.br
Para contratar nossas palestras contate: falecom@familiamulleraventura.com.br

Família Muller
0 Responses