De olho no relógio do clima

Ecoturismo & Sustentabilidade

A partir de sábado, 29 de agosto, você poderá se esbarrar com alguns relógios solares gigantes espalhados por aí, fazendo contagem regressiva. Eles estarão em 10 capitais brasileiras – São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Salvador, Manaus, Recife, Fortaleza e Terezina – lembrando as pessoas que no dia 7 de dezembro os países membros da ONU estarão reunidos em Copenhague, na 15ª COP – Conferência das Partes, para fechar um acordo climático mundial de combate ao aquecimento global.

Até que os relógios zerem, nesta data, a expectativa dos organizadores da campanha, que ficou conhecida como TicTacTicTac, é de que pelo menos 6 milhões de pessoas em todo o mundo participem de um abaixo-assinado internacional que quer pressionar os governos a negociarem,uma solução que leve em conta o bem do planeta e da humanidade.

Entre as sugestões para os líderes que participarão do encontro, estão:

- garantir que a temperatura do planeta não suba mais do que 2ºC;
- os países ricos devem reduzir suas emissões em pelo menos 45% em relação aos níveis de 1990, até 2020;
- os países em desenvolvimento, apesar de não terem metas, devem estabelecer objetivos mensuráveis, verificáveis e reportáveis;
- os países ricos devem ajudar os países em desenvolvimento a reduzir suas emissões e a se adaptar às consequências das mudanças climáticas e
- o mecanismo de pagamento pela preservação e recuperação de florestas em países em desenvolvimento, conhecido como REDD – Redução de Emissões para o Desmatamento e Degradação Florestal seja aprovado a curto prazo.

Organizações de peso como Greenpeace, Oxfam e WWF, entre muitas outras, além de pessoas extremamente engajadas com as questões climáticas fazem parte do Conselho Consultivo da campanha.

Você pode participar do abaixo-assinado e se informar sobre os locais de lançamento da campanha na página inicial do Tictactictac.
Super Interessante
0 Responses