Terra emite som natural que é mais alto na Europa e Américas

Ecoturismo & Sustentabilidade

A Terra tem um zunido e as principais fontes do som são a costa oeste da Europa e partes das América, diz um novo estudo. Desde 1998, pesquisadores sabem que a Terra emite um som de baixa frequência que não é ouvido por humanos. As ondas sonoras são registradas por instrumentos usados para detectar terremotos mesmo quando não há ocorrência de tremores.

A equipe que descobriu o zunido da Terra sugeriu que o som poderia ser causado por ar turbulento que atinge a superfície. Estudos posteriores, no entanto, concluíram que o zunido é gerado por ondas ao longo das linhas costeiras, disse Peter Bromirski, da Instituição Scripps de Oceanografia em La Jolla, Califórnia.

Esses estudos haviam registrado um aumento na intensidade do zunido quando ondas geradas por tempestades atingiam as regiões costeiras, mas ninguém havia apontado exatamente quais regiões estavam envolvidas.

Vibrações da costa oeste
Para seu novo estudo, Bromirski e seu colega da Instituição Scripps, o cientista Peter Gerstoft, coletaram dados entre novembro de 2006 e junho de 2007, por meio de um arranjo de sensores baseados nos EUA, capazes de ler a atividade sísmica global.

A dupla descobriu que o zunido é mais intenso ao longo da costa do Pacífico da América do Norte e Central e da costa oeste da Europa. Isso se enquadra na teoria de que o zunido está ligado a condições de tempestade, visto que grandes ondas de tempestade frequentemente atingem as costas da Europa e da América do Norte, disse Bromirski.

"A região surpreendente foi a costa do Pacífico da América Central", que não é conhecida por ter tempestades excepcionais, ele disse. Mesmo assim, a análise de dados mostrou que a intensidade do zunido aumentava quando essa região era atingida por ondas de tempestade geradas no Oceano Pacífico Sul.

"Sempre que (as tempestades do Pacífico Sul) acontecem, elas iluminam quase simultaneamente uma vasta extensão da linha costeira (da América Central)", disse Bromirski.

As ondas sonoras do zunido de baixa frequência podem penetrar parofundamente na Terra, por isso Bromirski espera que, no futuro, os pesquisadores sejam capazes de usar o zunido como uma ferramenta natural para estudar o interior do planeta.

"Mas primeiro", ele disse, "é preciso entender qual é o mecanismo da fonte (das ondas sonoras), onde elas estão sendo geradas."

As descobertas foram publicadas no periódico Geophysical Research Letters.

Tradução: Amy Traduções
National Geographic
0 Responses