Fundador do Cirque du Soleil fará show ambiental direto do espaço

Ecoturismo & Sustentabilidade

Primeiro artista a viajar ao espaço e fundador do Cirque du Soleil, Guy Laliberté apresentará, da ISS (Estação Espacial Internacional) um show em 9 de outubro para defender a importância do acesso à água limpa em todo o mundo. 

Também vai lançar da estação um poema dedicado à água, atualmente "o mais grave desafio da humanidade", na opinião do milionário canadense. "Eu só espero que, como cidadão da Terra, isso inspire as pessoas a um novo caminho", disse ele.

Sua viagem está prevista para 30 de setembro. Partirá do cosmódromo de Baikhonur, no Cazaquistão, a bordo da cápsula russa Soyuz e voltará à Terra 12 dias depois.

Um mega-evento artístico em 14 cidades de cinco continentes, entre elas o Rio de Janeiro, na praia de Copacabana, vai divulgar o poema. O espetáculo começará em Montreal e terminará em Moscou, duas horas mais tarde.

"O projeto em questão está programado para começar em 9 de outubro, às 12h GMT --9h em Brasília-- e será centrado em uma discussão entre a Lua, o Sol e uma gota d'água", explicou o artista.

Laliberté disse que inúmeras personalidades aceitaram participar de sua "missão social poética", como o ex-vice-presidente americano Al Gore, Peter Gabriel, Shakira e Patrick Bruel, passando pelo famoso geneticista ecologista David Suzuki e os astronautas canadenses Julie Payette e belga Frank De Winne.

O artista disse que, em princípio, não fará acrobacias ou show pirotécnico, sua primeira especialidade no mundo do circo.

Seu espetáculo será divulgado ao vivo pela internet. O fundador do Soleil e ex-artista de rua vai pagar 35 milhões de dólares pela viagem de 11 dias e será o sétimo "turista espacial".
France Press
0 Responses