Último dia para inscrições no Fest Cineamazônia 2009

Ecoturismo & Sustentabilidade


Porto Velho (RO) – Encerram na sexta-feira (04/08), as inscrições para a 7ª edição do Fest Cineamazônia – Festival de Cinema e Vídeo Ambiental da Amazônia. O festival de curtas-metragens faz parte do circuito nacional de festivais de cinema. A realização será de 9 a 14 de novembro, em Porto Velho. Todos os filmes e vídeos serão projetos numa mesma bitola, dando melhor condição técnica para a disputa do troféu Mapinguari.

Podem se inscritas as produções finalizadas até o ano 2000. Os organizadores do Fest Cineamazônia entendem que o material audiovisual tem vida útil longa, e que é uma ferramenta para a preservação da memória. “O mais importante é o valor do conteúdo”, ressalva Carlos Levy. O regulamento está disponível no www.cineamazonia.com.  

Na mostra competitiva, as produções concorrem nas categorias: Animação, Experimental, Ficção, Documentário e Videorreportagem Ambiental (nacional e rondoniense). Considerando que o festival tem premiação regional específica, aumentou a participação de produções rondonienses.



O Festival

O Fest Cineamazônia acontece simultaneamente em espaços tradicionais e espaços alternativos, sendo: Mostra Competitiva, Mostra Paralela, A Escola Vai ao Cinema, Cinema no Beiradão, Mostra Arco Iris, Cinema nos Bairros, e Cinema nos Terreiros.
Durante o festival também acontece Mesa Redonda e Debates com os diretores dos filmes, além de Oficinas de Direção e Produção de Vídeos para atualização dos profissionais da região.

Filmes premiados em outros festivais serão exibidos como convidados. Entre esses: Corumbiara, de Vincent Carelli; Crianças da Amazônia, de Denise Zmekhol, e Espírito de Porco, dos jornalistas Chico Faganello e Dauro Veras.

0 Responses