Justiça Climática e Sustentabilidade na Amazônia

Ecoturismo & Sustentabilidade

O Grupo Editorial Ecoturismo, constituído de jornal, rádio, televisão, portal e revista, prepara para os próximos meses as maiores investidas no segmento sustentável para o Brasil com a Eco Expedição Brasil de Justiça Climática e para Rondônia, nos dias 27 e 28 de outubro, o VII Seminário Internacional de Sustentabilidade e VIII Prêmio Ecoturismo & Justiça Climática.

Lastreado nas plataformas tecnológicas da modernidade, fazendo a maior rede de mídias digitais da história de Rondônia, com o sucesso angariado nas últimas edições do evento (que teve, entre outros patrocinadores, a Eletrobrás, Furnas, Odebrecht, Camargo Corrêa, BNDES e Petrobras), a coordenação do evento promete fazer um dos mais concorridos e discutidos eventos de 2009 para a Amazônia Brasileira.

O evento, que será realizado em dois dias na tradicional Faculdade São Lucas, trará formatos mais atuantes com mini stands dos principais patrocinadores e discutirá temas sob a égide do Fórum Permanente de Sustentabilidade da Amazônia que, ao lado do Instituto Árvore da Vida, Afloram e Câmara Venezuelana Brasileira de Comércio e Indústria de Rondônia, discutirá as razões por que Rondônia não é somente um dos principais pólos de desenvolvimento e empregador de mão-de-obra do Brasil, mas, as razões por que este mesmo Estado, que no passado foi humilhado na mídia nacional, agora se orgulha de seu compromisso sério com as compensações ambientais, com a queda do desmatamento, chegando a zero, com o crédito de carbono e com ações mitigatórias dos gases de efeito estufa que aumentam o Aquecimento Global. Vale lembrar ainda que as obras impactantes de água e esgoto que vão tirar Porto Velho de umas cidades com menor tratamento de água e esgoto do Brasil, nas obras do PAC, mostrarão a revolução socioambiental e de saúde que se produzirá ao atingir essas metas.

Rondônia terá a oportunidade de, nos dois dias do evento, exibir para o Brasil e para o Planeta, seus fortes compromissos pela sociedade civil organizada. Estudantes, professores, funcionários públicos, políticos e empresários exibirão uma musculatura sustentável que poderá influenciar nas tomadas de decisões dos emissários brasileiros que estarão discutindo os novos rumos do planeta na COP-15 em Copenhagen, Dinamarca, que acontece no mês de dezembro.

Sustentabilidade à Caminho da Paz e Justiça Climática rumo à Copenhagen. Sob esta bandeira, o VII Seminário Internacional de Sustentabilidade e VIII Prêmio Ecoturismo & Justiça Climática, já têm, entre convidados, palestrantes da Espanha, da Costa Rica e dos Barbados, que, ao lado dos conferencistas e debatedores brasileiros, farão de Porto Velho, a Capital da Sustentabilidade e da Justiça Climática em outubro de 2009, já que Rondônia não será apenas um imenso canteiro de obras físicas, mas de obras sustentáveis e ancoradas em conceitos de construções e cidades sustentáveis.

Entre outros temas, já estão confirmadas a pauta da construção da ponte sobre o Rio Mamoré, que resgatará o Tratado de Petrópolis e a força que dará para a região do Vale do Guaporé com as cidades de Guajará Mirim, Nova Mamoré e Costa Marques, esta última com o Forte Príncipe da Beira, candidato a um dos Patrimônios da Humanidade.

Conferencistas da envergadura do engenheiro Miguel de Souza do DNIT (Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes), um dos formuladores das saídas para o Oceano Pacífico, que está em pleno andamento, confirma sua presença ao lado de diplomatas bolivianos para esta questão que terá entre os debatedores, o Senador Valdir Raupp de Mattos e a deputada federal Marinha Raupp Rocha de Mattos.

O tema controvertido da Flona do Bom Futuro já está pautado para discussão, tendo entre outros debatedores um dos principais formuladores deste tema que é o deputado federal Ernandes Amorim e lideranças regionais de Ariquemes (RO). O aeroporto de Cacoal terá debatedores do porte do ex- deputado e atual Chefe da Casa Civil Nilton Capixaba, que poderá trazer o Governador Ivo Cassol e Senador Expedito Júnior, uma das lideranças do Estado para a questão.

A temática cultural envolvendo a legendária Estrada de Ferro Madeira Mamoré e o tributo e legado das populações que trabalharam nas construções, entre eles o povo barbadiano e seus descendentes que deverão receber homenagem do Governo de Barbados, estão também entre os temas colocados, com a possibilidade da conferência do Deputado Federal e Coordenador da Bancada de Rondônia, Deputado Eduardo Valverde do PT,  comandar uma mesa de conferência cultural, ao lado das energias renováveis, uma de suas especialidades. As perspectivas da ligação com o Oceano Pacífico e a Estrada Interoceânica, que se abrirá para os próximos dois anos, tem debatedores, bem como o eixo das principais rodovias que ligam os Braços da Cruz rondoniense. Neste ínterim, serão abordados fatos como os direitos indígenas nas rodovias que ligam Alvorada do Oeste a Costa Marques, em região de sérios conflitos com empreendedores e autoridades locais.

As usinas hidrelétricas, termoelétricas, as PCH's (Pequenas Centrais Hidrelétricas) e todo o manancial que gira em torno dos mananciais, estarão sendo discutidos com CERON, Eletrobrás e Eletronorte, já que as Usinas do Madeira e a Transmissão do Linhão estão sob a mira das autoridades nacionais e organismos estrangeiros preocupados com a sustentabilidade daquele território amazônico de grande interesse para o Pulmão do  Mundo.

O aporte do Fundo Amazônia, com recursos do Governo da Noruega e sua aplicação pelo BNDES, estão entre os temas a serem debatidos pela plenária nos dois dias de evento denso e de grande impacto socioambiental. Os licenciamentos ambientais e seus impactos para a sociedade rondoniense, ribeirinhos, cablocos e silvícolas, tanto nas obras das Usinas do Rio Madeira, quanto de Machadinho e em Pimenta Bueno, dos vários grupos empreendedores, são discussões pautadas para os dois dias com experts de todos os lados e segmentos debatendo seus pontos de vista e produzindo soluções e projetos para estes e outros anos, com a emissão dos anais de Rondônia, que se transformarão em livros editados para discussão nas academias para os próximos anos, por isto é que as várias faculdades e cursos de todo o estado de Rondônia estão sendo convidados a participarem das rodadas de discussões do Seminário que transformará Porto Velho na Capital da Cultura e Justiça Climática em 2009.

Tantas questões importantes, já mobilizam investidores como Banco da Amazônia, Caixa Econômica Federal, Suframa, Camargo Correa, Votorantim, Eletrobrás, Petrobrás, CAERD, Governo de Rondônia, Prefeituras de Porto Velho, Guajará Mirim e Cacoal, Sabesp, Dow AgroSciences, OTCA, PNBE, Ministério das Cidades, Rede Brasil de Televisão, Amazonsat, Federações de Comércio e Indústria da região amazônica, OAB e universidades de todos os matizes de Rondônia, o que sinaliza ser este o evento marco de 2009 na região amazônica sobre o prisma e a égide da Sustentabilidade de Justiça Climática, a 100 dias da COP-15, a maior Conferência de Justiça Climática da década.

A relação dos indicados ao VIII Prêmio Ecoturismo & Justiça Climática é das mais chamativas de todos os outros Prêmios, já que entre as celebridades relacionadas estão Rubens Born da Vitae Civilis, Mr. David Thompson, primeiro-ministro de Barbados, Cassiano Marques, responsável pela Inscrição da Amazônia entre as Sete Maravilhas do Mundo, Senador Expedito Jr. e a luta dos mototaxistas, deputado federal Eduardo Valverde, Coordenador da Bancada de Rondônia e a luta pela preservação socioambiental e cultural de Rondônia, Deputado Jorge Amanajás, presidente da Assembléia do Amapá, um dos líderes da Questão Transfronteiriça no Ano França Brasil, Eike Batista pelo conjunto do arrojo das obras e a preocupação socioambiental de suas empresas no Brasil  e deputado José Riva, presidente da Assembléia do Mato Grosso, um dos líderes sócio ambientais daquele Estado.

Tendo em vista a união de várias entidades de classe, empreendedores e ONGs, o VII Seminário e VIII Prêmio deverão receber a maior quantidade de apoios e patrocínios de toda  a História de Rondônia, no momento em que Rondônia grita ao Mundo que é a quinta maior empregadora de mão-de-obra do Brasil e que quer afirmar que será a Capital Cultural e da Justiça Climática em 2009.

Revista Ecoturismo
0 Responses