Vale do Araguaia, Vale da Vida

Ecoturismo & Sustentabilidade

Araguaia de muitas cores, amores e sabores, Araguaia de diversão, paixão, encantos que alegram o coração. O vale do Araguaia compreende uma região onde a natureza teceu uma rede de belezas indescritíveis, cujo protagonista desse cenário é o rio Araguaia. Este rio também é conhecido como Berohokã, palavra de origem indígena karajá, que significa Grande Rio. E não é a toa que ele é chamado de tal maneira, pois possui mais de 2100 quilômetros de extensão e perpassa os Estados de Mato Grosso, Goiás, Pará e Tocantins.

As três principais nascentes do Grande Rio estão localizadas em Mineiros (GO). Duas delas fazem parte do Aqüífero Guarani, sendo que uma delas está na região de várzea do Parque Nacional das Emas, e outra nas grutas da Serra dos Caiapós.

A outra nascente, a Três Fronteiras, são borbotões dispersos que vão se juntando em pequenos lagos e se unem num filete aquático para dar início a um curso aproximado de mais de 2.600 km, esbanjando, ao longo de seu percurso, numa fascinante paisagem, exuberante em fauna, flora, lendas e mistérios.

Domo de Araguainha
E por falar em mistério... um importante atrativo turístico da região do Araguaia é o Domo de Araguainha, uma cratera de 40 quilômetros de diâmetro e dois quilômetros de profundidade formada pelo impacto de um meteoro, ocorrido provavelmente a 250 milhões de anos. No universo de 160 crateras já comprovadas no mundo, o Domo é a 17ª em tamanho. Trata-se do maior e mais antigo astroblema da América do Sul.

Baliza
Localizada na região agroecológica do Estado de Goiás, Baliza possui a maioria de sua população em área rural e destaca-se na produção agropecuária. A cidade nasceu em 1914, com a exploração de jazidas de diamantes, atividade ainda existente.
Nessa área, o Araguaia corta paredões rochosos, formando grandes quenios. Lindos rios e córregos alimentam o Berohokã. Enormes cachoeiras, vales, grutas e serras fazem parte das belezas do cenário natural dessa cidade. Outro ponto que merece ser citado na cidade de Baliza é a Área de Proteção Ambiental Vale do Encantado. Com aproximadamente 8000 hectares, a APA está localizada entre a Serra da Bocãina e a do Roncador. O Vale é um berçário ecológico, com suas cachoeiras, nascentes e corredeiras.

Barra do Garças
Conhecida como o Paraíso das Águas, a cidade de Barra do Garças, tem o privilégio de ser banhada por duas fontes naturais, o rio Garças e o Araguaia. Localizado a 516 quilômetros da capital mato-grossense, o município fica aos pés da Serra do Roncador, lugar cheio de lendas e mistérios. Belezas naturais, lendas e misticismo atraem cientistas, aventureiros, místicos e curiosos de todas as regiões do Brasil, e posicionam Barra do Garças como um pólo econômico e turístico do Leste de Mato Grosso.

Aruanã
O nome de um peixe na língua karajá e de uma antiga dança praticada por esses indígenas dá o título a cidade de Aruanã, localizada na confluência entre os rios Vermelho e Araguaia. Aruanã é conhecida como cidade balneária. O município é reduto de pescadores e oferece três associações de guias barqueiros, totalmente preparados para prestar socorro, oferecer segurança e para garantir um passeio incrível.

São Félix do Araguia
Lagos, lagoas, rios, nascentes, praias brancas e águas cristalinas. Assim é o município de São Félix do Araguaia, repleto de belezas naturais. Localizado na divisa com o Pará e fronteira com a Ilha do Bananal, o município possui forte influência indígena na sua cultura.

Ilha do Bananal
Em frente a São Felix do Araguaia está a maior ilha fluvial do mundo, a Ilha do Bananal. Com uma extensão de 2100 hectares, a ilha recebeu este nome por conta das extensas plantações de bananeiras existentes na região. Os índios karajá foram os primeiros habitantes da ilha, que teve sua área reduzida a um quarto do território inicial, por conta de problemas com as comunidades indígenas. A região da ilha faz divisa com o Parque Indígena do Araguaia habitado pelos povos Karajá, Javaé e Avá-canoeiro.

Rally Berohokã
Para quem aprecia a natureza e gosta de aventuras, não pode perder o 1º Rally Ecológico de Regularidade Berohokã – Ilha do Bananal, que acontece entre 3 e 7 de setembro. A largada do rally acontece na cidade de Mineiros (GO) e o percurso termina em São Félix do Araguaia (MT). Cerca de 1450 quilômetros compõe a trajetória do rally, que irá passar por 17 cidades goianas e mato-grossense. Durante o percurso, os participantes terão a oportunidade de apreciar as belezas naturais do caminho, como a Cachoeira Couto Magalhães (MT), o Vale do Encantado (GO), entre outros.
Vale a pena conferir os caminhos dessa aventura, o Araguaia te espera!
Para acessar as informações do rally, basta acessar: www.rallyberohoka.com.br

Revista Ecoturismo
0 Responses