Mato Grosso cria agência só para Copa do Mundo de 2014

Ecoturismo & Sustentabilidade

O governador de Mato Grosso, Blairo Maggi (PR), anunciou a criação de uma "agência executiva" que gerenciará todos os recursos, licitações, prazos e obras previstos na preparação de Cuiabá como uma das 12 sedes da Copa do Mundo de 2014.

O novo órgão contará com sete diretores e terá cerca de 80 cargos comissionados. O projeto será enviado na terça à Assembleia Legislativa e prevê mandatos fixos para os diretores até o final do Mundial. A maioria dos deputados é da base de apoio ao governo. Eventuais substituições terão de ser aprovadas por 2/3 dos 24 deputados estaduais.

Segundo o governador, a medida pretende amenizar as pressões políticas sobre o trabalho, especialmente durante os períodos eleitorais. "Nós teremos eleições no ano que vem, em 2012 e a preparação para as eleições de 2014. Queremos que a agência tenha tranquilidade e que as pessoas que comecem sigam até o final. Não dá para ficar trocando gente no meio do caminho."

Blairo declarou que o órgão terá a responsabilidade de cuidar do dia a dia. "Os recursos estaduais, municipais, federais e o que mais aparecer serão encaminhados a essa agência. Obviamente que os governos estarão por trás, mas a administração, as licitações e todos os compromissos serão assumidos pela agência."

Não foram divulgados nomes para integrar a agência. A reportagem apurou que, entre eles, estarão ao menos três dos atuais secretários de Estado. Os escolhidos terão de pedir a desfiliação de seus respectivos partidos políticos, para que nenhum deles possa usufruir politicamente da indicação. O governador não soube informar o custo de criação dos novos cargos, mas ressaltou que muitos dos servidores do órgão virão dos próprios quadros do governo e serão cedidos sem acúmulo de salários.

Rodrigo Vargas
Folha de São Paulo
0 Responses