Novidades do Seminário Internacional de Sustentabilidade

Ecoturismo & Sustentabilidade

Seminário Internacional de Sustentabilidade tem endereço alterado
O VII Seminário Internacional de Sustentabilidade e o VII Prêmio Ecoturismo & Justiça Climática sofreram uma alteração de local e data. O evento sustentável agora acontece nos dias 26 e 27 de outubro, no auditório da UNIRON, no Porto Velho Shopping, sito à Avenida Rio Madeira com a Avenida Calama, no Bairro Embratel, em Porto Velho, Rondônia.

Na ocasião, renomados conferencistas e debatedores estarão discutindo temas atuais e de importante relevância no cenário mundial.

Informações atualizadas sobre as presenças do referido seminário podem ser acessadas diariamente no Portal Ecoturismo (www.revistaecoturismo.com.br).

***
Dr. Eugenio Scannavino confirma presença no Seminário Internacional de Sustentabilidade
Mais um palestrante de renome confirma sua apresentação no VII Seminário Internacional de Sustentabilidade. Com a palestra, “Educação Ambiental – Cuidando do presente para garantir o futuro”, o paulista Eugenio Scannavino Netto marcará sua presença no referido seminário, que acontece entre os dias 26 e 27 de outubro, no auditório da UNIRON, no Porto Velho Shopping, sito à Avenida Rio Madeira com a Avenida Calama, no Bairro Embratel, em Porto Velho, Rondônia.

Scannavino é médico pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – 1983, com residência em Doenças Tropicais, sendo criador e coordenador do projeto Saúde e Alegria – PSA (www.saudeealegria.org.br) desde 1987, que trabalha hoje com mais de 150 comunidades extrativistas da bacia do rio Tapajós, na Amazônia (Santarém/PA), atendendo mais de 30.000 pessoas. Atua também com programas de apoio aos processos participativos e integrados de Desenvolvimento Comunitário Global e Sustentado, geridos pela própria população. (Saúde, Educação, Cultura, Infância e Juventude, Economia da Floresta, Meio Ambiente e Pesquisa Participativa).

Ainda, é fundador do GTA (Grupo de Trabalho Amazônico), que congrega 650 entidades de povos tradicionais da Amazônia e autor e diretor da exposição Amazônia Brasil (www.amazoniabrasil.org.br), realizada em SP- 2002 (com 250.000 visitantes), no Rio de Janeiro 2003 (30.000 visitantes), Paris 2005 (com 150.000 visitantes), Lausanne 2006 (22.000 visitantes) e presta consultoria em Mobilização e Saúde Comunitária, e Diagnóstico e Planejamento Social Participativo em comunidades no Brasil, Venezuela, Índia e Filipinas.
Conheça seus principais prêmios e certificações pelo PSA
- Premio Milton Santos de Saúde e Meio Ambiente – OPAS-FIOCRUZ-ABRASCO-FUNASA / 2002
- Premio SuperEcologia Categoria Ong-Comunidade – Revista Superinteressante / 2002
- Premio Banco Mundial de Cidadania – Banco Mundial, ONU, Comunidade Solidária / 2002
- Certificado como Tecnologia Social – Fundação Banco do Brasil / 2003
- Histórias de Mobilização Juvenil - Aracati e Fundação Kellogg/ 2004
- Prêmio Telemar de Inclusão Digital na categoria ONG região norte e nordeste/ 2004
- Listado na Bolsa de Valores Sociais da BOVESPA/ 2004
- Prêmio Yeomans de Conteúdos Locais – OKN e GKP – II Cúpula Mundial sobre Sociedade da Informação em Tunis/ 2005.
- Prêmio Empreendedores Sociais promovido pela Ashoka/ Mckinsey / 2005
- Prêmio Experiências em Inovação Social na América Latina e Caribe - Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) – 5º lugar com o Projeto Ações de Saúde Comunitária / 2005.

***

Jornalista Silvio Persivo marcará presença no Seminário Internacional de Sustentabilidade
O VII Seminário Internacional de Sustentabilidade contará com mais uma presença importante. Trata-se do jornalista Silvio Persivo.

Natural de Fortaleza-Ceará, Persivo é um cidadão de Porto Velho, com trinta anos de Rondônia, que, de bacharel em Ciências Econômicas da Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas-FCEA da Universidade Federal do Ceará, se transformou em Doutor em Ciências do Desenvolvimento Socioambiental, pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos-NAEA da Universidade Federal do Pará com a tese “A Eficácia da Estratégia da Hegemonia Norte-Americana: A Saída para o Pacífico como ‘Não-Tema’”.

Também pelo NAEA já havia feito seu mestrado com a tese “O Xadrez da Terra-Um Estudo da Colonização de Rondônia”. Escritor, poeta e jornalista, participou da publicação de uma das primeiras revistas de ampla circulação na Amazônia, a “Amazônia Nossa” na qual escrevia uma coluna intitulada “Notas Econômicas”, bem como colaborou em diversos jornais e foi editor chefe de um dos mais antigos jornais do país, o histórico Alto Madeira no qual continua como editor de Economia.

Ocupou diversos cargos públicos no Estado de Rondônia tendo participado ativamente da formação de seus novos municípios, inclusive como coordenador da CODRAM- Coordenação de Desenvolvimento e Articulação dos Municípios quando, pessoalmente e com uma equipe de engenheiros e arquitetos, foi responsável pela abertura de ruas e o planejamento de cidades como Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Pimenta Bueno, Rolim de Moura, Vilhena, Colorado e Cerejeiras.

Especialista em Economia Internacional se orgulha de ter participado da Caravana de Integração Brasil/Bolívia/Peru e Chile que, entre oito de setembro e 2 de outubro de 1995, saiu de Porto Velho, via Guajará-Mirim, para os portos do Pacífico (Iquique, Arica, Matarani e Ilo) retornando por Assis Brasil/Rio Branco. Outro orgulho que não esconde é o de ter sido homenageado como paraninfo da primeira turma de Economia da UNIR-Fundação Universidade Federal de Rondônia e também da primeira turma de Economia da FATEC - Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas.

Atualmente é professor de Economia Internacional da UNIR, consultor econômico da Federação do Comércio, presidente do Conselho Regional de Economia da 24ª Região-CORECON/RO, além de manter uma coluna diária no jornal mais antigo do Estado o Alto Madeira (www.altomadeira.com.br), denominada “Teia Digital”, possui uma coluna no Site Gente de Opinião (www.gentedeopiniao.com.br) e mantém seus blogs, o Jornal Diz Persivo.

Serviço
O VII Seminário Internacional de Sustentabilidade e o VII Prêmio Ecoturismo & Justiça Climática acontece nos dias 26 e 27 de outubro, no auditório da UNIRON, no Porto Velho Shopping, sito à Avenida Rio Madeira com a Avenida Calama, no Bairro Embratel, em Porto Velho, Rondônia.

***
Eletrobrás patrocina Seminário Internacional de Sustentabilidade
A Eletrobrás (Centrais Elétricas Brasileiras S.A.) será uma das empresas patrocinadoras do VII Seminário Internacional de Sustentabilidade e do VII Prêmio Ecoturismo & Justiça Climática, evento que acontece nos dias 26 e 27 de outubro, no auditório da UNIRON, no Porto Velho Shopping, sito à Avenida Rio Madeira com a Avenida Calama, no Bairro Embratel, em Porto Velho, Rondônia.

A empresa de capital aberto, controlada pelo governo brasileiro, atua nas áreas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Com foco em rentabilidade, competitividade, integração e sustentabilidade, a companhia lidera um Sistema composto de 12 subsidiárias, uma empresa de participações (Eletropar), um centro de pesquisas (Cepel) e metade do capital de Itaipu Binacional.

Desde a década de 80, a preocupação com os impactos socioambientais dos empreendimentos setoriais levou a Eletrobrás a coordenar esforços, em conjunto com as empresas do setor, que garantissem o adequado tratamento dessas questões. Fruto desse trabalho são as diretrizes de atuação e as políticas ambientais, aplicadas em consonância com o desenvolvimento técnico-científico e as demandas políticas e sociais do país.

Ao longo desse período, o grupo técnico de meio ambiente da Eletrobrás deu toda a ênfase à efetiva incorporação do componente ambiental como variável de projeto e como subsídio às definições dos processos decisórios mais amplos. Dos trabalhos mais recentes, podem ser citados os estudos sobre mudanças climáticas, a viabilidade e gestão ambiental de grandes linhas de transmissão, a sistematização da legislação de meio ambiente específica para o setor elétrico e a organização da contribuição científica produzida para os assuntos de interesse.

O Departamento de Meio Ambiente da Eletrobrás mantém entre as suas atividades a elaboração, a análise e o acompanhamento de projetos e programas de interesse ou coordenados pela Eletrobrás e conduz as atividades colegiadas do Sistema, coordenando o Subcomitê de Meio Ambiente (SCMA), subordinado ao Comitê de Operação, Planejamento, Engenharia e Meio Ambiente (Copem).

Mais informações sobre o Seminário Internacional de Sustentabilidade podem ser obtidas no endereço eletrônico: http://www.revistaecoturismo.com.br.

Ana Joppert
Grupo Editorial Ecoturismo
0 Responses