Operação em terras indígenas no Maranhão fecha mais de 30 serrarias

Ecoturismo & Sustentabilidade

Operação iniciada há duas semanas em três terras indígenas no oeste do Maranhão levou à prisão de 21 pessoas por desmatamento ilegal, além da apreensão de 30 armas e 21 caminhões com madeira, segundo o Ministério do Meio Ambiente. Mais de 100 fornos de carvão foram destruídos e 31 serrarias embargadas pelos fiscais ambientais.


As terra indígenas Alto Turiaçu, Awa e Carú são constantemente pressionadas pela atividade madeireira ilegal e constituem um dos principais focos de desmatamento irregular da Amazônia.

Das 33 serrarias fiscalizadas, 31 foram embargadas e lacradas. Em apenas uma delas, segundo o Ministério do Meio Ambiente,  havia cerca de 700 metros cúbicos de toras e 60 metros cúbicos de madeira serrada e carvão vegetal. O proprietário foi multado em R$ 450 mil.

Segundo a Funai, nos últimos dez anos cerca de 80 índios morreram por conflitos com madeireiros na região. Um problema adicional é que existem ali tribos isoladas – sem contato com o homem branco – ameaçadas pela destruição de seu meio.

Além do Ibama, atuam na operação a Força Nacional, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Batalhão de Polícia Ambiental do Maranhão, Exército e Funai. O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, visitou a região nesta quinta-feira (4).

Globo Amazônia
0 Responses