Pedaço de geleira argentina será exibido em São Paulo

Ecoturismo & Sustentabilidade

Quase 20 toneladas do gelo milenar da geleira Perito Moreno, uma das maiores da Argentina, viajam em um caminhão frigorífico rumo a uma feira de turismo em São Paulo para promover a pequena cidade argentina de El Calafate.

O gelo foi "pescado" neste fim de semana por mergulhadores com a ajuda de um guindaste instalado em um navio no lago Argentino, sobre o qual desabam gigantescos blocos da geleira.

Os blocos foram reunidos no porto de onde saem as excursões para as proximidades da barreira de cinco quilômetros de comprimento e mais de 30 metros de altura formada pela geleira sobre as águas do lago.

Com a ajuda de agentes do parque nacional Perito Moreno, os pedaços da geleira foram transferidos para um caminhão frigorífico que empreendeu o caminho de quase 5.500 quilômetros até São Paulo, onde deve chegar na próxima sexta-feira.

O gelo milenar será uma atração da Adventure Sports Fair, cujos frequentadores, dotados de sapatos especiais, poderão fazer pequenas caminhadas sobre os pedaços da geleira, principal atrativo do pavilhão da Argentina.

O caminhão será adornado com uma gigantesca foto do Perito Moreno, que possui 250 quilômetros quadrados de superfície e fica na fronteira entre Argentina e Chile, a cerca de 80 quilômetros de El Calafate, na Patagônia.

O Perito Moreno, cuja superfície é maior do que a de Buenos Aires, é a terceira maior geleira das 13 situadas na Argentina.
da Efe, em Buenos Aires
0 Responses