Pesquisadores descobrem trecho de 10 km da Grande Muralha da China

Ecoturismo & Sustentabilidade

Um trecho de pouco mais de dez quilômetros de ruínas da Grande Muralha da China foi descoberto recentemente na província chinesa de Jilin, no nordeste do país, informou a agência oficial Xinhua na terça-feira (22).

As ruínas foram encontradas no distrito de Tonghua, a 10,9 quilômetros do que até agora era considerado como o extremo nordeste da muralha, relatou Zhao Haolong, o responsável pela equipe de pesquisas.

Segundo estudos preliminares, este trecho foi erguido durante as dinastias Qin e Han (2 a.C - 2 d.C) e prova que "a muralha se estendia mais ao leste do que se imaginava até agora", observou a Xinhua.

A descoberta ocorreu durante trabalhos conduzidos pela Administração Estatal do Patrimônio Cultural e pelo Birô Estatal de Cartografia e Agrimensura para estabelecer a medida exata da Grande Muralha.

Uma primeira fase do estudo estabeleceu que a Grande Muralha media 8.851,8 quilômetros, número que inclui trechos separados dos principais, e também seções nas quais elementos naturais --como montanhas-- fazem as vezes de estruturas de defesa.

Este número, divulgado em dezembro de 2008, é superior aos seis mil quilômetros levados em conta por especialistas durante anos como a medida aproximada da muralha.

A Grande Muralha começou a ser construída há mais de dois milênios por ordem do primeiro imperador chinês, Qin Shihuang, a fim de defender o império das incursões dos povos nômades do norte da Ásia.

As sucessivas dinastias chinesas acrescentaram novos trechos à construção, que é um dos monumentos mais visitados por turistas na China.

Folha de São Paulo
0 Responses