Secretários explanam sobre situação do eixo sul da BR-156 na Assembléia Legislativa

Ecoturismo & Sustentabilidade

No último dia 10, os secretários estaduais Odival Monterrozo (Desenvolvimento da Infra-estrutura) e Rodolfo Torres (Transporte) fizeram, na Assembléia Legislativa, uma explanação sobre a atual situação do eixo sul da BR-156, que liga Macapá aos municípios de Laranjal e Vitória do Jari – a cerca de 200 km de Macapá. A ida dos dois colaboradores do Executivo Estadual à tribuna do Legislativo amapaense é fruto de convite do presidente da Casa, deputado Jorge Amanajás (PSDB).

Monterrozo fez uma apresentação na qual mostrou aos parlamentares o andamento dos convênios firmados junto ao Governo Federal. “O Estado tomou iniciativa e fez o projeto básico com recursos próprios, algo em torno de um milhão de reais. Esse projeto já foi entregue ao Ministério dos Transportes, ao DNIT (Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes). Assinamos dois convênios com o governo federal, sendo um exclusivo para o projeto ambiental, em torno de aproximadamente três milhões e meio de reais, e outro para o projeto executivo, na ordem de 4,5 mil, à época, mas que não conseguimos concluir, por falta de repasse do governo federal”, informa Monterrozo.

De acordo com o secretário Rodolfo Torres, o Governo fez o papel dele quanto à parte ambiental. “Já encaminhamos os estudos de Impacto Ambiental (EIA/Rima) ao Ibama, que está fazendo as devidas avaliações, para eventuais ajustes. Uma resposta nesse sentido deve sair no prazo de sessenta dias”, informa Torres. “Hoje se cria uma nova perspectiva, com as autoridades debatendo a pavimentação da BR-156. Isso também é uma demonstração de interesse pelo assunto. Isso faz nossa população se sentir mais segura e confiante, com essa união de discursos”, diz o vereador Edvaldo Pena (PDT), de Laranjal do Jari.

Para o deputado Jorge Amanajás, outro problema para o andamento das obras na estrada é a burocracia. “Eles (secretários) estão explicando como andam os projetos: ambiental e de execução, para a pavimentação do eixo sul da estrada. A licença ambiental está avançada e já foi encaminhada ao Ibama. Porém, às vezes os projetos ficam engavetados no DNIT por cerca de cinco anos, ou seja, a burocracia acaba emperrando o andamento”, avalia.

Pontapé inicial
O asfaltamento do eixo sul da BR-156 entrou em pauta no dia 20 de junho, quando o presidente da Assembléia Legislativa, Jorge Amanajás recebeu uma comissão de vereadores do município de Laranjal do Jari. Também estiveram na reunião o senador Gilvam Borges (PMDB), representantes dos deputados federais Antônio Feijão (PSDB), Dalva Figueiredo (PT) Janete Capiberibe (PSB), além da deputada estadual Meire Serrão (PMBD); os vereadores jarilenses presentes foram Edvaldo Pena (PSDB), Zeca Madeireiro (PT) e Professora Beta (PR).

Revista Ecoturismo

0 Responses