Turismo na Amazônia será debatido em evento no Amapá

Ecoturismo & Sustentabilidade


Macapá será a sede do “Fórum de Debates sobre o Turismo na Amazônia” que a Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados realizará em data ainda a ser definida. A proposta foi  apresentada pela deputada federal Fátima Pelaes (PMDB/AP) e aprovada pela comissão na sessão da última quarta-feira, 16.

Para  a deputada , o Amapá tem que saber tirar proveito do fato de uma das capitais da Amazônia (Manaus) ter sido escolhida para sediar jogos de uma das fases da Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil.

“Temos que  criar uma estratégia  para promover o desenvolvimento turístico  do Estado. Não podemos esquecer que temos a Guiana Francesa como portão de entrada para os turistas europeus. Precisamos aproveitar a divulgação da Copa do Mundo para  que os turistas europeus  que vierem para o Brasil,  cheguem via Guiana Francesa, e assim possam conhecer a amazônia através do Amapá”, explicou.

Atrativo
O Amapá é o Estado amazônico com cobertura florestal mais preservada do País. São 143.453,7 km² que apresenta uma excepcional diversidade de ecossistemas.  Para que o Amapá possa ser um atrativo, a deputada defende que  o  Estado precisa ser estruturado e fazer investimos em uma promoção específica com foco na captação dos turistas europeus que tenham interesse em assistir a Copa no Brasil, mais especificamente os jogos em Manaus (AM).

Ela acredita o Fórum servirá para identificar oportunidades  e investimentos para a região.  Para  a deputada , o Amapá deve ser visto como um Estado novo, que faz fronteira com o Pará, Suriname e Guiana Francesa e o Oceano Atlântico.

Uma região estratégica na área de fronteira do País, possuidor de enorme potencial turístico a ser desenvolvido, em especial o Ecoturismo. Macapá é a única capital brasileira cortada pela linha do Equador, onde pode-se observar o fenômeno do Equinócio e considerada a única cidade localizada no “Meio do Mundo”.

Outro fator positivo é a ampliação do Aeroporto Internacional de Macapá com a construção de um novo terminal de passageiros com capacidade para atender 780 mil passageiros/ano. A obra terá 17 mil metros e um estacionamento com 258 vagas contra as 80 atuais. O pátio de aeronaves sai dos atuais 21 metros quadrados para 30 mil que terá a capacidade de abrigar cinco aviões de grande porte.

A ponte binacional do rio Oiapoque é outra obra importante para o desenvolvimento do turismo na região, segundo a deputada. A ponte que ligará o Amapá à Guiana Francesa, será a porta de entrada do Brasil para os países da União Européia. Até a Copa de 2014 a ponte a obra estará concluída.

Potencial
Fátima Pelaes  acredita  que  a indústria do turismo e viagens, líder mundial em movimentação de recursos e geração de empregos,  que  depende diretamente de uma gestão sustentada dos patrimônios natural e cultural, cruza hoje seu caminho com o atual momento que o Brasil vive: maior país tropical do mundo, proprietário e gestor do maior banco de biodiversidade do planeta, que visa alternativas viáveis para o desenvolvimento econômico e social sustentável.

“Desta relação, o turismo se destaca como um dos mais inteligentes instrumentos de viabilização econômica para o gerenciamento correto dos recursos naturais, oferecendo aos brasileiros uma alternativa digna de conquistar seu sustento e uma vida melhor, ao mesmo tempo que assegura às gerações futuras acesso aos legados da natureza e a manutenção de sua cultura”, argumentou.
Shyley Saissem

0 Responses