Computador que funciona a pedaladas


Já ouviu falar na OLPC – One Laptop per Child? É um projeto de inclusão digital desenvolvido pelo MIT – Massachusetts Institute of Technology, que confecciona laptops educativos e baratos, de 100 dólares, chamados de XOs. A ideia é difundir o acesso ao conhecimento e às novas tecnologias para crianças do mundo inteiro.

Os notebooks fizeram tanto sucesso que o Projeto lançou a iniciativa G1G1 – Give One Get One, que incentiva a compra de dois XOs: um para uso próprio e outro para doar para uma criança que more em um país em desenvolvimento.

Recentemente, com a G1G1, a OLPC conseguiu entregar 11 mil laptops para escolas de baixa renda do Afeganistão. Ótimo, mas tem um problema: a maioria das escolas não possui rede elétrica confiável, o que dificulta o uso dos notebooks. A solução para o problema foi dada pelos próprios funcionários da filial afegã do OLPC: um pedal-carregador.

O sistema é simples: para utilizar o XO, o usuário pedala uma espécie de manivela que vem acoplada ao notebook, produzindo a energia necessária para recarregar a bateria do equipamento e, assim, continuar a usá-lo. Segundo os inventores da engenhoca, crianças a partir da 3ª série do ensino fundamental já possuem condições físicas de pedalar e produzir a energia necessária para manter o laptop ligado.

A ideia pode ser nobre, mas não, necessariamente, prática. Assista ao vídeo abaixo e responda você mesmo: é fácil mexer no computador – que é usado para estudar, vale lembrar! – e pedalar ao mesmo tempo, como acontece no vídeo?


0 Responses