Seria irresponsabilidade dizer que teremos desmatamento zero, diz Tarso

Ecoturismo & Sustentabilidade

O ministro da Justiça, Tarso Genro, considerou “razoáveis” as metas que o governo brasileiro deve apresentar na reunião da Conferência da Organização das Nações Unidas para Mudanças Climáticas, em dezembro, em Copenhage (Dinamarca). Entre as propostas para serem cumpridas até 2020 estão o congelamento da emissão de CO2 aos níveis de 2005 e a redução do desmatamento da Amazônia em 80%.

“Essas metas são razoáveis. Não podemos ter visão idealista no sentido do improvável. Não podemos dizer que até tal data chegaremos ao desmatamento zero. Seria irresponsabilidade uma promessa não cumprida. Acho que estamos em um bom caminho”, afirmou Tarso, em entrevista coletiva.

A proposta foi apresentada na terça-feira (13) pelo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, durante reunião com outros ministros e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A partir desta quarta (14), os ministros envolvidos com o tema se reunirão para finalizar a proposta brasileira que será apresentada em Copenhage.

Apesar de não estar diretamente envolvido com a proposta, Tarso Genro se classificou como um “homem do desenvolvimento sustentável”. “A tarefa que temos desenvolvido através do Ministério da Justiça, Polícia Federal e Força Nacional é no combate ao desmatamento e crimes ambientais. Dar força a esse pólo. Eu compreendo que não há incompatibilidade entre desenvolvimento e sustentabilidade”, disse o ministro.

Diego Abreu do G1
0 Responses