Empresas alemãs devem lançar maior projeto de energia solar no deserto do Saara

Ecoturismo & Sustentabilidade

A cada duas semanas, o Sol manda mais energia para a superfície da Terra do que nós usamos com todas as fontes em um ano inteiro.

É um poço de energia inesgotável, que se manteve praticamente inexplorado para as necessidades de energia do ser humano.

Isso pode mudar em breve de modo significativo. A construção do maior projeto de energia solar jamais criado pode começar em breve no deserto do Saara, por iniciativa de um consórcio de empresas alemãs.

Quando concluído, ele tomaria energia do Sol brilhando sobre a África e a transformaria em eletricidade limpa e verde para residências e empresas europeias.

Perspectivas para o projeto, chamado Desertec, floresceram durante o ano passado. Neste mês, 20 grandes empresas alemãs devem anunciar a formação de um consórcio que vai fornecer os 400 bilhões de euros necessários para construir um conjunto de usinas de energia solar térmica no norte da África.

Elas incluem as gigantes da energia E.ON e RWE, a empresa de engenharia Siemens, o Deutsche Bank e a seguradora Munich Re.

O plano atual, apresentado pelo Centro Aeroespacial Alemão (DLR, na sigla em alemão) em relatório ao governo federal, prevê que o projeto vai atender a 15% das necessidades de eletricidade da Europa em 2050, com um pico de produção de 100 gigawatts --aproximadamente o equivalente a 100 usinas de carvão.

Fred Pearce
New Scientist
0 Responses