Nobres: um paraíso natural no coração de Mato Grosso

Ecoturismo & Sustentabilidade

Quando o assunto é beleza natural o Brasil se destaca como um país privilegiado, reconhecido e procurado, pelos turistas do mundo todo, o Estado do Mato Grosso contribui para o enriquecimento dos adjetivos positivos atribuídos ao quinto maior país do mundo.

Longe dos transtornos e perigos das metrópoles no coração do Mato Grosso a 146 Km Cuiabá, entre a região Médio Norte mato-grossense e a baixada cuiabana está localizado o município de Nobres, com quase 15 mil habitantes, tendo como característica um povo hospitaleiro, e como atrativos inumeráveis pontos turísticos tornando prazeroso a estadia de todos que por ali chegam.

Guias locais capacitados estão preparados para mostrar aos turistas todas as maravilhas do lugar. A cidade que foi escolhida para ser cenário de novelas da Rede Globo e Rede Record, é conhecida por todos pelo slogan que diz: "Nobres é mais que bonito, é lindo", resumindo em palavras a indescritível beleza do local.

Por ser uma região de ampla concentração de calcário e dolomita (pedra britada) possui muitas grutas e cavernas, que formam um espetáculo natural.

Lugares como: Aquário Encantado; Rio Salobra; Rio Manso, Cachoeira Serra Azul; Lagoa das Araras; Balneário Estivado; Reino Encantado. São alguns pontos obrigatórios a serem visitados. Nobres é envolvente, possui várias cachoeiras, rios de águas doces, grutas, locais propícios para fazer flutuação, lagos e cavernas, um passeio obrigatórios para os aficionados por trilhas.

As cavernas ficam localizadas em uma área de floresta de transição, entre o Cerrado e a Floresta Amazônica, sendo considerada uma região de divisor de águas, pois estão entre as Bacias Amazônica e Platina.

Além disso, é toda cortada por rios e lagoas de água extremamente cristalinas, é possível ver e tocar em diversas espécies de peixes e plantas.

Dentre os principais atrativos podemos citar o famoso Duto do Quebó, um túnel que se estende por cerca de 400 metros em meio às rochas com um riacho passando em seu interior, (local onde foi gravada a última prova do programa No Limite, quando este esteve no Mato Grosso) e cenas da novela global Paraíso.

Para fazer os passeios pelos atrativos de Nobres é necessário procurar uma agência local que cuidará de toda logística (trilhas, guia, equipamentos, hospedagem) ficando para o turista a única preocupação de aproveitar e explorar ao máximo cada momento.
Quem visita o Balneário Estivado é surpreendido pela recepção antes mesmo de atravessar o portão que fica sob a responsabilidade de Bruno de Lima Marcelo, um garoto cuja educação e o bom atendimento são dignos de serem mesclados com os atrativos do local. O Balneário Estivado é uma boa dica de lazer para toda família, lá também oferece porções, bebidas e quiosques tornando um ambiente agradável para todos os turistas.

O proprietário da Pousada Bom Garden, Silvestre Campos, explicou que recebe vários turistas que querem ter contato com a natureza, "temos visitantes tanto do Brasil, quanto holandeses, alemães, italianos, americanos, portugueses, japoneses, que vem para conhecer, pois a região turística de Nobres está sendo divulgada tanto nacionalmente quanto internacionalmente, por isso recebemos turistas do mundo todo."

Silvestre Campos também revelou que uma grande parcela da divulgação é feita com as gravações de novelas e reality show na região.

"O sucesso não é só de um estabelecimento, nós temos que ver como um todo, não adianta o turista vir na pousada e ele for ao restaurante e ser maltratado, não tiver um bom atendimento", ressaltou Silvestre que concluiu falando do diferencial do município.

"Nosso turismo é interativo, é diferente do Pantanal, é diferente da Chapada. Nobres é único."

Vicente Campos agente de viagens foi um dos pioneiros em desbravar o turismo local que era conhecido somente pela Lagoa Azul e se surpreendeu com as belezas intocáveis encontradas. "Havia uma grande quantidade da população querendo trabalhar, preservar e gerar emprego, daí começamos todo nosso trabalho. Meu irmão Toninho foi para Bonito-MS, para estudar a forma que era desenvolvido o turismo lá, para nós aprimorarmos e aplicar aqui", ressaltou Vicente.

A turista e jornalista carioca Gabriela Araújo que estava gravando um documentário sobre turismo em Mato Grosso falou o que achou de tudo que presenciou: "Eu costumo viajar para gravar documentários e vendo na Internet fotos dos pontos turísticos de Nobres, achei belíssimo esses lugares (...) penso que as pessoas do Mato Grosso deveriam pesquisar e conhecer mais esses lugares maravilhosos que são uma dádiva de Deus".

Ratificando esse pensamento a turista Dalva Vitória de Carvalho, moradora de Cuiabá, que visitou pela segunda vez a região disse o quanto estava encantada por ver tamanha beleza natural.

"É a segunda vez que eu venho para Nobres, já visitei o Balneário Estivado e o Reino Encantado e estou maravilhada com tanta beleza, em outra oportunidade gostaria de conhecer a Cachoeira da Serra Azul, a Lagoa das Araras e a Gruta da Lagoa Azul, até comentei com o meu esposo que eu jamais imaginava encontrar lugares tão lindos e exóticos aqui em Mato Grosso", concluiu a turista.

Laércio Guidio / Marcos Lopes
0 Responses