Governo do Rio inicia obra de meio ambiente do Projeto Rio 2016

Ecoturismo & Sustentabilidade

Mais um projeto de meio ambiente ligado à candidatura do Rio de Janeiro à sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 teve início: as obras de recuperação e a revitalização do Canal do Fundão, localizado em uma área de passagem obrigatória para quem chega à cidade pelo Aeroporto Internacional Tom Jobim.

A obra, que vai durar dois anos, inclui a dragagem de 6,5 km de canais, facilitando a circulação de água, obras de urbanismo e saneamento e o reforço de pontes. Para a realização do projeto, foram feitos estudos do solo e análise dos sedimentos em 107 pontos da região. A camada contaminada com metais pesados passará por um processo de separação de areia. A água, completamente limpa, retornará para a Baía de Guanabara. “Esta obra complementa o trabalho voltado para a candidatura do Rio à sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Além disso, vai melhorar a vida dos moradores. É um ganho geral”, afirmou o governador Sérgio Cabral.

Em janeiro, o Comitê de Candidatura Rio 2016 reforçou seu compromisso com o meio ambiente ao participar da inauguração da Estação de Tratamento de Esgotos Alegria, no Caju, realizada pela Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae). Esta é a obra mais importante do Programa de Despoluição da Baía de Guanabara, que no projeto dos Jogos Olímpicos Rio 2016 recebe as competições de vela.

Revista Ecoturismo
0 Responses