Ibama expõe tronco gigante para alertar contra desmatamento

Ecoturismo & Sustentabilidade

Um grande pedaço destruído da Amazônia será exposto pelo Ibama em Brasília no início de novembro. Para chamar a atenção dos visitantes de uma mostra ambiental, o instituto levou para a capital um tronco de castanheira de 15 toneladas.

A árvore, que tinha 40 metros de comprimento e cerca de 250 anos de idade, foi cortada ilegalmente em Novo Mundo (MT). Incluída na lista oficial de plantas ameaçadas de extinção, a castanheira é uma das maiores árvores do país e tem o corte proibido. Na região Norte, seu fruto – conhecido popularmente como castanha-do-pará – serve de fonte de renda para famílias que vivem na floresta.

Greenpeace não conseguiu
A ideia de chocar o público com um tronco de castanheira não é nova. Há dois anos, o Greenpeace obteve autorização do Ibama para levar do Pará uma tora apreendida e exibi-la em uma exposição. Quando chegaram para carregar a árvore, contudo, ativistas foram cercados por madeireiros e impedidos de levar a castanheira, que estava no distrito de Castelo dos Sonhos, em Altamira – um dos locais mais violentos e desmatados da Amazônia.

Por conta do incidente, o Ibama acabou cancelando a autorização, sob protestos do Greenpeace. A solução encontrada pela ONG foi buscar outra árvore – desta vez um tauari – no sul do Amazonas.

Globo Amazônia
0 Responses