Ministro britânico acha que Obama deve intervir para acordo em Copenhague

Ecoturismo & Sustentabilidade

O ministro de Energia e Mudança Climática britânico, Ed Miliband, acha que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, deve intervir pessoalmente para conseguir um acordo sobre mudança climática na cúpula de dezembro, em Copenhague.

Miliband fez essas considerações em declarações publicadas hoje no jornal britânico "The Times", nas quais o ministro considerou que há mais chances de se chegar a um acordo se Obama for a Copenhague e liderar a delegação dos EUA.

O primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, já disse que viajará à cúpula, mas Obama e outros líderes do mundo ainda não se comprometeram a participar.

"Isso (um acordo) só funciona se os líderes participarem. É uma prova muito interessante que, em julho, os líderes (do G8) se reuniram em L''Aquila e acordaram que deveriam se comprometer a evitar uma mudança climática perigosa acima de dois graus. Se tivessem deixado os negociadores, (o compromisso) não teria sido alcançado. E Obama esteve ali", ressaltou.

O ministro pediu aos EUA que se comprometam a reduzir as emissões de dióxido de carbono, poluentes da atmosfera.

"Precisamos de cortes significativos nas emissões dos EUA.

Queremos tanta ação quanto pudermos dos EUA. Estados Unidos e China são os dois maiores emissores. São vitais nisso. Acho que um acordo sem os EUA será um acordo muito ruim", ressaltou o ministro britânico.

Terra.com.br
0 Responses