Mistério da poluição nos lagos suíços é desvendado

Ecoturismo & Sustentabilidade

Um misterioso aumento na poluição de rios e lagos registrado nos últimos anos - à revelia da redução na produção de poluentes - poderia ser agora explicado. Algumas geleiras dos Alpes vêm derretendo rapidamente nos últimos vinte anos e alguns cientistas cogitam que a poluição acumulada no gelo, à medida que este derrete, estaria escorrendo e depositando-se em rios e lagos. As informações são da LiveScience.

Uma pesquisa já havia documentado o aumento de poluentes orgânicos nos sedimentos de alguns lagos desde 1990, apesar da diminuição no uso destes compostos em pesticidas, equipamentos elétricos, tinas, entre outros produtos. Agora, em novo estudo, o pesquisador Christian Bogdal e colegas do Instituto Suíço de Engenharia Química e Biológica pesquisam poluentes orgânicos sedimentados num modelo aquático - o lago suíço Oberaar, alimentado pelos Alpes.

Foi analisada a presença de poluentes químicos, como dioxinas, PCBs e pesticidas organoclorados. Os cientistas constataram que, enquanto a contaminação registrou níveis baixos nos anos 80 e 90 - possivelmente em função de legislações ambientais mais exigentes e melhoramento da qualidade de produtos - foi observado um aumento do fluxo destes poluentes para o lago desde o final 1990.

O estudo atribui a recente alta de poluentes no lago Oberaar à liberação acelerada de produtos químicos orgânicos por parte dos glaciais alpinos. Com isso, o estudo lida com a variável do aquecimento global, que aumentaria a poluição das águas, à medida que a poluição acumulada por muitas décadas nas geleiras seria liberada.

Os resultados serão detalhados na primeira edição de novembro da ACS' Environmental Science & Technology.

Redação Terra
0 Responses