Temperatura em cidade do RJ subiu 6ºC em 20 anos, diz estudo

Ecoturismo & Sustentabilidade

Pelo menos dois anos Marcela de Andrade Cruz, 25 anos, não tira do armário os inúmeros casacos de frio e cachecóis, que costumavam aquecê-la no inverno da Baixada de Jacarepaguá, onde nasceu e mora. Ali, nas proximidades do Parque da Pedra Branca, ela percebe o que foi constatado em pesquisa realizada no Departamento de Geografia da UFRJ como possível tendência: a elevação rápida - de até 6 graus em 20 anos - na temperatura média da região.

"Há dez anos, o inverno aqui era frio, eu usava muito casaco. Se continuar neste ritmo, vai virar Bangu", prevê Marcela. Em estudo coordenado pela professora Ana Maria Brandão, a aluna Tainá Laeta Felipe Brito demonstrou que o calor aumentou de 1985 até 2006.

O trabalho, apresentado na 31ª Jornada de Iniciação Científica da UFRJ, mostra que, em 1985, as temperaturas médias ficavam na faixa de 20 a 24 graus Celsius. Em 2006, a média oscilava entre 26 e 28, tendo locais com 32 graus.

Estamos aprofundando o trabalho para saber se é, de fato, uma tendência. Os valores chamam atenção e estamos trabalhando com mais imagens de satélite, ano a ano¿, explica Tainá.

A região estudada inclui os nove sub-bairros de Jacarepaguá (Anil, Curicica, Freguesia, Gardênia, Jacarepaguá, Pechincha, Praça Seca, Tanque e Taquara) e algumas partes da Barra da Tijuca e do Recreio.

A expectativa é que a expansão urbana na região cresça até as Olimpíadas de 2016, causando impacto ainda maior ao ambiente.

Ocupação desordenada seria a causa
Retirada da cobertura vegetal, ocupação desordenada e criação de rodovias são apontadas como possíveis causas de alteração de temperaturas na região. "Propusemos ordenar o uso do solo", diz a autora do trabalho.

O aumento da temperatura é perceptível, assim como o crescimento das construções. Não é difícil que esquilos e micos apareçam nas casas. O verde está cada vez mais recuado e os animais não têm para onde ir¿, conta Marcela, que é geógrafa.

No domingo, Dia Internacional de Ação pelo Clima, o Brasil foi palco de 200 eventos contra as mudanças climáticas. A campanha TicTacTicTac reuniu 177 países. No Rio, o movimento partiu do Copacabana Palace em caminhada pelo calçadão com faixas e cartazes.

O Dia Online
0 Responses