Obama parabeniza Lula antes do anúncio oficial

Ecoturismo & Sustentabilidade

Uma certeza da vitória levou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a retornar ao Bella Center pouco antes do anúncio da cidade-sede dos Jogos-2016. Pela programação, ele ficaria no Hotel Nimb para acompanha o resultado e só voltaria ao centro de convenções caso fosse confirmado o triunfo do Rio.

Mas, quando Tóquio foi eliminada e restaram Madri e a cidade brasileira, Lula teve certeza de que a candidatura seria vitoriosa. Por isso, avisou ao COI que retornaria para assistir ao resultado no Bella Center.A Folha apurou ainda que o presidente recebeu um telefone de Barack Obama. A bordo do Air Force One, já no voo de volta para os EUA e ciente da eliminação de Chicago, o presidente americano ligou para Lula para dizer "vocês ganharam".

Oficialmente, a assessoria da presidência explicou que a decisão foi por conta da presença do rei espanhol Juan Carlos no auditório em que seria o anúncio. O mandatário brasileiro não queria deixá-lo sozinho. Mas, de fato, Lula e seus subordinados fizeram uma avaliação política da situação quando o Rio virou finalista. Em sua análise, Madri não obteria os votos europeus porque países como França e Itália não iriam querer eleger um país do mesmo continente, contou um membro do estafe presidencial. Afinal, são candidatos aos Jogos-2020. Uma segunda Olimpíada seguida na Europa acabaria com seus planos para a próxima disputa.

Os europeus tinham 45 votos no pleito. Boa parte deles seria perdida por Madri. Após a eliminação de Chicago e Tóquio, era natural que América e Ásia passassem a apoiar em peso a candidatura do Rio. Assim, Lula entendeu que não tinha mais como o Rio perder a eleição. A análise do presidente e de sua equipe estava correta e foi corroborada pela larga vantagem sobre Madri (66 a 32).

Membros do COI confirmaram sua posição ao identificar a cidade brasileira como favorita, desde o início da disputa, pelo ineditismo da realização dos Jogos na América do Sul. "O Rio de Janeiro sempre foi a cidade. A vitória sempre esteve ao seu lado", afirmou o membro do COI Kevin Gosper.

Lula compreendeu o sistema de votação do COI em abril, quando recebeu de membros da Rio-2016 instruções sobre o processo. Desde então, procurou faze alianças e lobby pelo mundo. Na véspera da eleição, participou de 20 audiências com o objetivo de tranquilizar membros do comitê sobre a capacidade financeira do país. Ao ajudar o Rio a ganhar a eleição, Lula acredita ter conseguido traçar novo aspecto do mapa do mundo. "Eu estive no G20, em Pittsburgh, onde o novo mundo econômico foi desenhado por consenso. O mapa reconhece a importância de países emergentes, como o Brasil, para o cenário mundial e em especial para superar a crise do mundo", afirmou, em seu discurso na apresentação do Rio aos delegados do COI.

Lula pode ter razão ou não sobre a política externa. Mas mostrou que ainda entende de eleição.

Luciana Coelho, Rodrigo Mattos e Sérgio Rangel
Folha de São Paulo
0 Responses