Rio de Janeiro terá Marco Olímpico dos Jogos de 2016

Ecoturismo & Sustentabilidade

O Rio de Janeiro ganhará um novo monumento para celebrar a escolha da cidade como sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. O prefeito Eduardo Paes anunciou que será realizado um concurso internacional para a criação do Marco Olímpico do Rio. A instalação vai representar o espírito olímpico e a paixão dos moradores da cidade pelo esporte.

O lançamento do concurso internacional foi no Palácio da Cidade e contou com a presença do secretário municipal de Urbanismo, Sérgio Dias; do secretário geral do Comitê Rio 2016, Carlos Roberto Osório; e da presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Dayse Góis. “As decisões dos próximos meses serão as mais importantes, pois formarão as premissas para que se tenha o melhor legado possível para a cidade. Queremos potencializar os benefícios da escolha do Rio de Janeiro. O Marco Olímpico será um novo símbolo, um ícone da cidade olímpica”, disse Eduardo Paes.

O concurso será aberto a arquitetos do Brasil e do exterior e as obras do novo monumento devem começar em 2010. “Os arquitetos brasileiros estão muito felizes com a vitória do Rio. O IAB acompanhou a elaboração do Dossiê de Candidatura e sabe que esse projeto tem importância ímpar para a cidade. O Rio de Janeiro merece o melhor”, disse Dayse Góis.

Para Carlos Roberto Osório, o monumento vai marcar de maneira concreta a passagem dos Jogos Olímpicos pelo Rio de Janeiro. “O Marco Olímpico se tornará mais um ponto turístico da cidade e uma marca internacional do Rio de Janeiro. Ele vai simbolizar a união entre a cidade, o esporte e o Movimento Olímpico”, disse o secretário geral do Comitê Rio 2016.

Revista Ecoturismo
0 Responses