Santos, a cidade cinema

Ecoturismo & Sustentabilidade

“Perante grande assistência, foi inaugurado, ontem, conforme vínhamos noticiando, o confortável Cine Roxy, localizado à Avenida Ana Costa, proximidades do Gonzaga.

Serviu para a inauguração de mais essa moderna casa de diversões o belo filme Cântico dos Cânticos, interpretado por Marlene Dietrich, ao lado de um pugilo de artistas de renome na cinematografia moderna.”

Assim, há exatos 75 anos o Jornal A Tribuna iniciava a matéria sobre a inauguração do mais antigo cinema santista em atividade, o Cine Roxy.

As 1.270 poltronas mapples estofadas estavam lotadas de telespectadores que se depararam pela primeira vez com algo inovador nas salas de cinema da cidade, o ar condicionado. Para o sócio-proprietário do cine Roxy, Toninho Campos, o cinema só se manteve vivo até os dias atuais graças à tradição e a localização dele, que fica no Gonzaga, principal bairro comercial da Cidade.

Um dos fatores preponderantes para que o cinema tenha alcançado os 75 anos, ainda segundo Campos é o fato dele ter sido totalmente reestruturado no início da década. Com isso, ele evitou que tivesse o mesmo fim de todos os outros cinemas da cidade que fecharam as portas nesta época, como o Cine Indaiá, que juntamente com o Roxy foi um dos principais cinemas de Santos durante décadas. A partir de março de 2010, com o fechamento das salas do Cinemark no Litoral Plaza Shopping, em Praia Grande, o Cine Roxy se tornará o maior grupo cinematográfico da Baixada Santista, tendo ao total 11 salas, cinco em Santos e seis no Brisamar Shopping, em São Vicente.

Após a reformulação do Cine Roxy que fica na Avenida Ana Costa, 443, no bairro do Gonzaga, ele passou a contar com cinco salas, tendo capacidade para mais de 1.300 pessoas.

Campos ainda completa dizendo que o filme mais visto na história do Cine Roxy, não se difere das bilheterias mundiais, sendo ele o drama “Titanic”, com Leonardo DiCaprio e Kate Winslet, em 1997.

Entre os principais fatores que ajudaram no fechamento dos cinemas pela cidade, foi a criação dos shoppings que reúnem tudo, inclusive cinemas num só ambiente e com toda a infra-estrutura necessária para se passar horas lá. Atualmente só o Cine Roxy, em Santos, não é dentro de um shopping.

A crise no cinema santista teve início no fim da década de 60, com as inúmeras crises econômicas que abalaram o País por décadas, diz Campos. Elas fizeram com que os santistas diminuíssem os gastos supérfluos, como com lazer e com isso, os cinemas foram muito afetados, completou ele afirmando o porque da drástica diminuição dos cinemas na cidade.

Durante a década de 30 e 40, segundo jornais da época, Santos era a cidade com mais salas de cinema por habitante no país. A Cidade chegou a ter mais de 20 cinemas de uma só vez. Atualmente Santos conta com três grupos de cinemas de grande porte, o Cine Roxy, o CineUnibanco (3 salas) e o Cinemark (10 salas).
0 Responses