VI fórum dos governadores da Amazônia legal discute medidas compensatórias para a região

Ecoturismo & Sustentabilidade

Um dos principais pontos abordados durante o encontro foi o Fundo de Participação dos Estados (FPE). A proposta destina parte dos recursos para os estados e municípios mais preservados. Os créditos de carbono que compõem a Carta de Macapá - que será apresentada em Copenhague, na Dinamarca, em dezembro deste ano - reacendeu um assunto já bastante discutido na Assembleia Legislativa do Amapá. O presidente da casa de leis, deputado Jorge Amanajás, sempre defendeu durante as sessões as medidas compensatórias que devem ser destinadas para o estado mais preservado do Brasil, com 97% de área intacta.

“A grande questão que precisa ser entendida pelo resto da humanidade são as compensações do dióxido de carbono. Nossa imensa floresta dá uma grande contribuição para manter o equilíbrio do clima no mundo, então nós precisamos ser compensados e reconhecidos por isso internacionalmente” afirmou o presidente.

Todos os assuntos discutidos durante o fórum, os governadores chamaram como medidas urgentes de desenvolvimento para a Amazônia. Entre os assuntos, um plano de vôo diferenciado dentro da região. Para o governador do Amazonas um problema que não deveria acontecer em pleno século XXI. “É obvio que a aviação regional da Amazônia precisa de duas coisas, de uma regulação de vôo diferenciada, e de subsidio para que o nosso povo possa se deslocar dentro da Amazônia em pleno século XXI usando o meio de transporte do século XXI.E aí não é nem a pá do remo e nem o toc toc do motor rabeta, e sim o avião”. O ministro do Meio Ambiente Carlos Minc falou sobre as mudanças climáticas e o compromisso do Brasil em reduzir o desmatamento na Amazônia. O ministro reforçou o apoio do governo federal para a região.

Durante entrevista á imprensa, Jorge Amanajás abordou a criação do fundo para o desenvolvimento sustentável da Amazônia a partir do petróleo que vai ser extraído das camadas de pré-sal. “Todos os estados da Amazônia têm que abraçar essa idéia, tem que exigir e colocar sempre na pauta de discussão em todo o Brasil a exemplo dos assuntos que foram discutidos aqui hoje e que vão fazer a diferença em Copenhague na Dinamarca”

Revista Ecoturismo
0 Responses