Amazônia terá novo parque na região metropolitana de Belém

Ecoturismo & Sustentabilidade

A Amazônia está prestes a ganhar um novo parque. Ele será criado na área metropolitana de Belém do Pará, no município de Marituba, e terá 63 quilômetros quadrados – o equivalente a uma vez e meia o Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro. A área, que será administrada pelo governo do Pará, será do tipo “Refúgio de Vida Silvestre”. O objetivo é proteger algumas espécies de animais como tartarugas, aves e macacos.

Na próxima quinta-feira (5), a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) do Pará irá fazer uma audiência pública em Marituba para ouvir a população sobre a criação da nova Unidade de Conservação – como são chamados tecnicamente os parques e reservas. Da área total do terreno, uma antiga fazenda comprada pelo governo estadual, pretende-se tirar cerca de 10 km², que já estão degradados, para a construção de casas populares.

“Pretendermos ter infraestrutura para o ecoturismo com centro de visitação e residência de funcionários. Mas isso vai ser discutido na consulta pública”, afirma o coordenador de Ecossistemas da Sema, Crisomar Lobato. O nome do local também será definido na reunião pública em Marituba.

Segundo Lobato, a nova reserva estadual precisará de bastante proteção, pois ficará muito próxima à capital do estado, em uma região bastante populosa que já sofreu muito desmatamento.

Iberê Thenório
Globo Amazônia
0 Responses