Você é um assassino de albatroz?

Ecoturismo & Sustentabilidade

Por mais incrível – e triste! – que possa ser, a foto acima não é uma montagem. Trata-se “apenas” do resultado da falta de consciência humana, que foi clicado, em setembro deste ano, pelo fotógrafo ambiental Chris Jordan.

O artista viajou para o Atol Midway, no norte do Oceano Pacífico, e lá – onde o continente mais próximo (e, portanto, o homem) se encontra a, mais ou menos, 2 mil milhas de distância – o fotógrafo se deparou com várias carcaças de albatroz em decomposição, que morreram ao ingerir o lixo plástico que flutua ao redor da ilha.

São pedaços de rede, isqueiros, sacolas plásticas, tampas de garrafa e mais uma porção de entulhos plásticos que foram atirados no mar e acabaram viajando quilômetros e assassinando as aves, dentro do seu próprio santuário.



As imagens – que viraram um ensaio fotográfico em vídeo (veja abaixo!) – chocam e o pior é saber que o fato não é isolado. Segundo o PNUMA – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, o plástico é responsável pela morte de mais de um milhão de aves marinhas todos os anos – sem contar todo o resto da fauna aquática, como tartarugas marinhas, tubarões e centenas de espécies de peixes.

No ditado popular, uma imagem fala mais do que mil palavras. Quem sabe, agora, com a ajuda de Chris, as pessoas não se conscientizem sobre as consequências de seus atos na natureza. Será?

Super Interessante
Foto de Chris Jordan
0 Responses