Belezas naturais e tranquilidade atraem turistas ao sul de MG





Aos que acham que Minas Gerais se resume na culinária, está ligeiramente enganado, sem ignorar a boa comida mineira, e a diversidade de queijos, doces e tudo que diz respeito aos agrados do paladar, Minas Gerais é uma surpreendente rota turística, bem representada por sua região sul, que tem um simples e vital atrativo que a coloca em destaque: a água.

Não somente pela proeminência natural de seus rios e cachoeiras, mas também mencionando um detalhe curioso com a bebida mais popular e antiga do mundo. Quem acha que água é tudo igual certamente nunca visitou o município de São Loureço, única cidade no mundo que concentra sete tipos diferentes de água, cada uma com um “sabor”, no Parque da Águas é possível provar todos os tipos, a origem é a mesma, tudo vem diretamente da natureza e fica a cargo dela a variedade dos gostos e dos benefícios que elas proporcionam, pois também são medicinais.

O parque concentra várias atrações de passeio que entretém o turista por horas, vale a pena visitar e conhecer a Catedral de Bambu, o Centro Hidroterápico, andar de pedalinho e apreciar a natureza. É possível fazer um tour por São Lourenço de charrete e conhecer cada ponto turístico do local que já serviu de cenário para várias obras de sucesso da ficção como a novela “Chocolate com Pimenta”.

Andar pelo sul Minas Gerais é mergulhar na história, municípios pequenos e hospitaleiros. A beleza natural se mescla com a receptividade do povo, é muito fácil viajar por cidades como: Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí, Piranguinho (capital nacional do pé de moleque), Itajubá, Maria da Fé, Cristina, Carmem de Minas, Lambari, São Lourenço, Soledade de Minas, Caxambu, Baependi e divertir-se muito. A tranqüilidade é tamanha que a palavra criminalidade e violência, não fazem parte do dia a dia do vocabulário “minerês”.

A proximidade com o Estado do Rio de Janeiro traz ao sul de Minas vários turistas que vem ao interior mineiro em busca de diversão, aventura e descobrem mais um real sentido no plural da expressão dada ao Rio de “cidade maravilhosa”; isso pode ser ilustrado pelo exemplo do município de Cristina que possui dez mil habitante, conhecida nacionalmente pelas fábricas de equipamento de segurança e internamente pelo alto padrão de qualidade de vida. Não são em todos lugares no planeta que se encontram uma cachoeira muito próxima do centro da cidade, sendo possível visitá-la a qualquer hora do dia sem pensar em ladrão ou qualquer tipo de criminalidade.

Um lugar cercado de montanhas onde o crime e a violência são assuntos fora do comum, pode ser certamente descrito como um encanto brasileiro.

Laércio Guidio
0 Responses