Vilões a bordo - Água de lastro




Carlos Freire(*)

Uma das grandes fontes disseminadoras daquilo que podemos chamar de pragas, mundo afora, é a água utilizada pelos navios para garantir a estabilidade, compensando o peso de cargas e combustível. A chamada água de lastro.

Essa disseminação acontece porque as embarcações enchem os tanques de lastro recolhendo água do mar onde se encontram, antes de seguir viagem e, no destino, desfazem-se dessa água lançando-a de volta ao mar. O problema é que a água recolhida traz junto inúmeros organismos nativos da região e que, muitas vezes, não existem no local do deságue.

Estudos em diferentes países demonstraram que muitas espécies de plantas, bactérias e animais podem sobreviver dentro do tanque de um navio, na água de lastro, mesmo após longas viagens. A grande ameaça é que, algumas espécies exóticas não possuem inimigos naturais e podem dominar a fauna local, trazendo prejuízos ao ambiente marinho, à saúde humana, à biodiversidade e às atividades pesqueiras.

Especialistas do setor garantem que a introdução de organismos desconhecidos por meio da água de lastro é hoje considerada uma das quatro maiores ameaças aos oceanos. Cerca de cinco bilhões de toneladas de água de lastro são transferidas por ano, no mundo, e acredita-se que algo em torno de sete mil tipos de seres vivos são transportados diariamente junto com essa água.

Um exemplo mundial de organismo exótico transportado pela navegação é o vibrião colérico. Mais de um milhão de pessoas adoeceram, resultando em 12 mil mortes.
Uma das alternativas para solucionar o problema seria uma legislação de âmbito internacional que obrigasse aos navios a trocarem a água de lastro em alto-mar, um dos procedimentos mais efetivos já que as espécies costeiras não sobrevivem no ambiente oceânico.

O tratamento da água dentro de tanque também é possível, através de biocidas, filtração, tratamento elétrico ou térmico, ultravioleta entre outros. Qual a melhor solução, depende da análise e estudo entre custo e benefício de cada um, mas algo precisa ser feito e isso é de consciência geral.

Curiosidades:

● Um cargueiro com capacidade de 200.000 toneladas pode carregar mais de 60.000 toneladas de água de lastro;

● Todos os navios cargueiros necessitam da água de lastro e ainda não existem produtos substitutos que possam proporcionar o equilíbrio às embarcações;

● A cada nove semanas uma espécie marinha invade um novo ambiente em algum lugar do globo.

Fonte: www.ambientebrasil.com.br


(*) Carlos Freire é estudante de jornalismo, responsável pelas edições da
Revista O Contêiner e publica textos sobre Portos e afins há 10 anos.

Foto: Carlos Freire
0 Responses