Chávez cancela presença e esvazia ainda mais cúpula amazônica em Manaus

Ecoturismo & Sustentabilidade

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, informou na noite desta quarta-feira (25) que não vai mais participar da cúpula dos países amazônicos em Manaus, que acontece nesta quinta-feira (26).

Assim, para a cúpula de Manaus são esperados, além de Lula, somente os presidentes Bharrat Jagdeo, da Guiana, e Nicolas Sarkozy, da França, que representa um território amazônico: a Guiana Francesa.

"Pedi a Nicolás (Maduro, ministro das Relações Exteriores) que fosse, e que explicasse ao (presidente do Brasil, Luiz Inácio) Lula (da Silva) que eu não vou poder assistir. Não tenho tempo", declarou Chávez.

"Tenho muitas coisas a fazer em Caracas. Amanhã (quinta-feira) chega o presidente palestino (Mahmoud Abbas)", justificou o presidente, depois de se reunir na capital venezuelana com o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad.

O encontro de Manaus foi convocado para servir como instância de preparação para a conferência das Nações Unidas sobre o clima, que começará em Copenhague no dia 7 de dezembro.

Os presidentes do Equador, Rafael Correa, e da Bolívia, Evo Morales, já haviam anunciado que não poderiam comparecer à reunião, assim como o presidente do Peru, Alan García.

Alvaro Uribe, da Colômbia, havia confirmado sua presença a princípio, mas anunciou nesta quarta-feira que também não poderia viajar a Manaus por motivos de saúde.

Folha de São Paulo
0 Responses