Energia a partir de fraldas sujas



Uma única fralda demora cerca de 500 anos para se decompor no meio ambiente. Mas você faz ideia de quantas fraldas um bebê utiliza até passar, de vez, para a fase dos piniquinhos? Muitas!

Segundo dados da Knowaste, empresa internacional que é contra o desperdício, uma única criança usa fraldas suficientes para preencher, em um ano, 40 sacos de lixo grandes. E mais: na Inglaterra, 8 milhões de fraldas são usadas todos os dias por bebês, sem contar as geriátricas.

Com base nesse último dado – e sabendo que, atualmente, ainda é difícil encontrar pessoas que aceitem aderir às fraldas de pano! –, a empresa, em parceria com uma outra companhia, chamada Versus Energy, decidiu que não haveria lugar melhor do que o próprio Reino Unido para tornar realidade o novo projeto que possuía: a construção de uma usina de reciclagem para fraldas sujas!

Segundo as empresas idealizadoras da ideia, 98% dos materiais que compõem a fralda são plásticos e papéis que podem ser reciclados, se tratados de forma correta, para dar origem a outros produtos, como telhas, solas de sapato e papel de parede.

Mas e a parte suja (você deve estar se perguntando)? São os outros 2%, que constituem a porção orgânica da fralda e serão usados para produzir toda a energia elétrica que a usina necessita para funcionar. Isso mesmo que você entendeu: mais uma vez, o cocô será usado para gerar eletricidade! (Saiba mais em Ônibus movido a cocô)

A usina será implantada em maio de 2010 e, se a moda pegar, ajudará a diminuir a quantidade de lixo nos aterros. Desse jeito, será mais fácil chegar ao mundo sendo um bebê mais sustentável, não?

Planeta Sustentável
0 Responses