Sem censura: a arte que faz viver São Thomé



Em São Thomé das Letras, MG, é possível encontrar um artista em cada esquina, a cidade de pedras é conhecida pelos mochileiros devido a diversidade de arte concentrada em um único lugar. Em uma rápida passagem pela cidade é possível encontrar vários músicos com CDs gravados divulgando seus trabalhos; também ilustram o cenário artístico e cultural de São Thomé diversos hippies, artesãos, poetas e escultores.

O cantor e compositor conhecido na cidade das pedras como Tchuck, afirmou ser formado em direito, mas abandonou a profissão para viver da música na cidade mística ao sul de Minas Gerais. Tchuck é conhecido por todos no local e sempre anda munido de seu violão cantando nos bares e escadarias de pedras de São Thomé, o musico ganha a vida vendendo seu segundo CD a R$10,00 para os incontáveis turistas que visitam semanalmente o local.

O que mais surpreende qualquer pessoa que visita São Thomé das Letras é a cumplicidade entre os artistas, a união faz um ajudar o outro quando o comércio está fraco, geralmente no começo da semana quando há poucos turistas. “Amizade sincera da galera como aqui você não encontra em nenhum lugar do mundo”, afirmou Tchuck.

Lendas, misticismo e histórias de objetos voadores não identificados são inúmeras em São Thomé das Letras, tanta agitação e pluralidade cultural “recebeu várias vezes a visitação de alienígenas”, isso é o que afirmam diversas pessoas que moram na cidade das pedras, quase todos garantiram já terem visto algo no mínimo inusitado no céu.


Marca registrada em um lugar de tamanha diversidade é a pinga artesanal com mel feita pelo senhor Nanau, ponto conhecido na cidade, assim como o ateliê do artesão autodidata Anderson Costa, que começou a talhar sua arte na madeira no ano de 2003 após sonhar com a imagem de São Thomé.

O escultor afirmou que nunca soube que tinha esse dom e várias de suas obras surgiram após seus sonhos. Com sua loja repleta de esculturas que chegam a medir 2 metros de altura talhada em uma única peça, Costa afirma que a cada obra tem que aprender tudo de novo. “Uma obra se faz com força de vontade, arte e determinação”, garantiu Costa, que talhou a imagem de uma santa e pretende entregar em mãos para apresentadora da Rede Globo, Ana Maria Braga.

Aos interessados em conhecer um mundo alternativo, onde as filosofias que para muitos beiram a insanidade são aceitas democraticamente devem conhecer São Thomé das Letras.

Democracia é a palavra que deve ser usada para este lugar que não discrimina ninguém, todos são bem-vindos da forma que são, todos tem seu espaço para vender aquilo que produz.


O templo da arte e terra do cantor Ventania, também abriga vários adeptos da música underground, do som alternativo , dentre eles também está Kadu Ventura, vencedor por duas vezes do Festival de Música de São Thomé como destaque local, Kadu relatou que assim como seus amigos de profissão também gravou seu CD com produção e composição totalmente independente. “Aqui tem lugar para todo mundo, cada um com seu público específico. Hoje consigo me sustentar com o que faço, posso dizer que vivo literalmente de música.”


Assim é a cidade que está a 1440 metros de altitude, rodeada de serras e pedreiras, rica em diversidade natural e várias cachoeiras. Sem preconceitos e com um turismo considerado de baixo custo, São Thomé das Letras faz da arte sua maior potencialidade.

Serviço: Quem quiser conhecer mais o trabalho do cantor (Tchuck) que deixou a agitação de Guarulhos para viver em São Thomé das Letras ente em contato com (11) 2471-7041 – Sheila.

Laércio Guidio/Joel P. Martins
0 Responses