Mesmo após Kyoto, aumenta concentração de gases de efeito estufa

A concentração da maioria dos gases de efeito estufa alcançou níveis nunca vistos desde a época pré-industrial, aproximando-se ao "cenário pessimista" traçado por cientistas, advertiu nesta segunda-feira (23) a Organização Meteorológica Mundial (OMM), a três semanas da cúpula de Copenhague.

A concentração de CO2, o principal gás poluente de origem humana, cresceu 38% desde 1750 e contribuiu com 63,5% para o aumento do efeito estufa atmosférico, segundo as medições da OMM. Sua implicação, inclusive, passou a ser de 86% durante os últimos cinco anos.

Assim, o problema permanece mesmo após o protocolo de Kyoto, discutido em 1997 no Japão, ratificado em 1999 e em vigor após 2005. No entanto, seu período de compromisso para reduzir os gases de efeito estufa só teria início a partir de 2008, até 2012.

O metano, cuja concentração havia permanecido estável de 1999 a 2006, "aumentou consideravelmente em 2007 e 2008", sem que se saiba claramente por quê. O que está claro, ao contrário, é que aproximadamente 60% das emissões deste gás de efeito estufa são de origem humana (pecuária, cultivo de arroz, exploração de combustíveis fósseis, combustão de biomassa...).

Por outro lado, embora os CFC (clorofluorcarbono) prejudiciais à camada de ozono "vêm diminuindo lentamente sua concentração" graças à sua proibição pelo Tratado de Montreal, a dos gases substitutivos "aumenta rapidamente" e contribuíram, com 8,9%, para incrementar o efeito estufa entre 2003 e 2008.

"As notícias não são nada boas: a concentração de gases de efeito estufa continua aumentando e, inclusive, a um ritmo mais rápido", afirmou o secretário-geral da OMM, Michel Jarraud, ao prestar contas à imprensa dos últimos dados registrados pela agência da ONU.

Isto "confirma a tendência a um aumento exponencial", alarmou-se. "De fato, estamos mais perto do cenário pessimista" mencionado pelo Grupo Intergovernamental de Especialistas sobre a Mudança Climática (IPCC).

"É preciso agir o mais rápido possível", advertiu.

Copenhague
Sessenta e cinco chefes de Estado e de governo confirmaram sua participação na cúpula sobre o clima de Copenhague que se celebrará de 7 a 18 de dezembro na capital dinamarquesa.

Os 191 países convidados e a Dinamarca, o anfitrião, se propõem a alcançar um acordo mundial sobre a redução das emissões de gases de efeito estufa para substituir o protocolo de Kyoto, que expira em 2012.

Nas últimas semanas surgiram dúvidas sobre as possibilidades de obter um acordo vinculante sobre a redução de gases contaminantes e a transferência de tecnologias verdes aos países pobres para fazer frente ao aquecimento global.

A União Europeia comprometeu-se a reduzir em 20% suas emissões de gases de efeito estufa antes de 2020 e, inclusive, em 30% em caso de acordo mundial.

Folha de São Paulo
0 Responses