Morretes (PR) - Uma viajem, um sonho

Ecoturismo & Sustentabilidade

Coroada por cadeias de montanhas e às margens do Rio Nhundiaquara, Morretes é uma destas cidadezinhas coloniais que o progresso esqueceu. O que é uma vantagem para os turistas e habitantes, que podem desfrutar de todos os seus atrativos de forma acolhedora e inesquecível dos tempos de outrora.

Dona de boa parte da Mata Atlântica do país exibe a delicadeza desta fauna e flora nas serras, montanhas e rios. Tudo muito preservado por seus habitantes, que agem de forma responsável com a natureza.

Ao longo da Serra da Graciosa, a beira do Nhundiaquara, recantos destinados a piqueniques contam com estrutura de pia e sanitários. O Nhundiaquara é tão limpo que no verão torna-se um balneário além de ser excelente para a prática do bóia cross.

Existem duas ótimas opções para se chegar a Morretes: de trem, que traça o percurso de Curitiba até a estação da cidade, passando por túneis, vales, com uma fantástica visão da Serra do Mar, e descendo pouco mais de 30 km a Serra da Graciosa por uma estrada secular, inaugurada por volta do ano de 1873. Margeada de puríssima Mata Atlântica e colorida com muitas florezinhas, motivo pelo qual foi denominada Graciosa, é uma estradinha bem estreita e requer cuidado por parte do motorista. Os mirantes da parte de cima da Serra, devem ser paradas obrigatórias, pois apresentam uma amostra do que será a sua visita à este destino. Há ainda outra opção, pela BR – 227, que não possui o mesmo charme das outras duas, sendo uma rodovia rápida.

O que torna a visita a Morretes ainda melhor é que você tem a garantia de muita aventura, ecoturismo e hospitalidade em qualquer época do ano.

Ciclo turismo nos arredores da cidade
A Calango Expedições, agência receptiva local, oferece um cicloturismo de meio dia pelos arredores de Morretes passando por pequenas vilas, beirando rios e com a vista do do Complexo do Marumbí que acompanha praticamente o passeio todo. Partimos da sede da agência que tem base na Estação Ferroviária da cidade. A trilha é relativamente fácil, com várias retas, algumas descidas e duas subidas mais inclinadas, onde acabamos por carregar as bikes acima. No alto, uma bica de água potável, onde pudemos refrescar-nos e hidratarmo-nos. Tudo perfeito, com exceção do dia que escolhemos para o cicloturismo que amanheceu muito nublado e apesar de perdemos a vista das serras, foi muito gostoso.

Caminhada para as Cachoeiras
Morretes por estar no meio de serras, montanhas e rios, abriga muitas cachoeiras. Fomos conhecer duas delas. A primeira, a Cachoeira São Luiz, fica dentro da propriedade do Santuário Nhundiaquara, onde ficamos hospedados. Mas mesmo que você não seja hóspede, é possível visitá-la com um guia da Calango Expedições. O Santuário é um local incrível, um legítimo Lodge. Já no café da manhã, que é servido num salão sem paredes, pássaros de várias cores e tamanhos vêm dar um “bom dia” aos hóspedes. Aparecem de todos os lados atrás das frutas, de pão e do que estiver dando bobeira na mesa. O destaque fica por conta da Gralha Azul, que além de dar o ar da graça no café da manhã, também acorda os hóspedes do Santuário, com batidas na janela todas as manhãs, o mais curioso é que ela fica batendo no vidro até que a pessoa acorde, a hora que abrem os olhos para vê-la, sai voando e não volta mais.

De volta ao trekking para a cachoeira, trata-se de uma caminhada leve e agradável por uma trilha que começa aberta margeando um lago e fica estreita e fechada pela mata no decorrer do percurso. Ao final de mais ou menos 1h30min, a bela cachoeira! Nos dias de verão é perfeita para um bom banho.

A Cachoeira Salto da Fortuna, já é um passeio mais complexo, um trekking para meio dia. Nossa dica é que não siga para lá sem um guia da Calango Expedições. O acesso é confuso e a trilha não é marcada, além de ser bem fechada pela mata. Não desanime, pois além da caminhada passar por lugares incríveis em meio à Mata Atlântica mais preservada que já pudemos conhecer para quem gosta de fotografar macro é um perfeito cenário, a cachoeira é linda! A caminhada dura por volta de 4h dependendo do ritmo dos caminhantes. Esteja preparado para molhar o sapato e a calça, pois para chegar à base da queda é preciso atravessar riachos e andar por pedras molhadas.

Caminhada ao cume do Rochedinho
O conjunto de montanhas do Marumbí é sem dúvida o destaque de Morretes. É ponto de encontro de montanhistas e ecoturistas. Sempre acompanhados do guia da Calango Expedições, fomos levados até a estação Engenheiro Lange a bordo de um jeep 4X4. Do Santuário Nhundiaquara é possível trilhar este caminho a pé, o que fazem a maioria das pessoas, como estávamos com nosso filho Matheus de 11 anos, e a caminhada ao cume seria longa, decidimos pegar uma carona com o jeep. Da Estação Engenheiro Lange seguimos caminhando até a Estação Marumbí, onde fomos visitar o museu que há ali e registrar a nossa entrada no Parque Estatual Marumbí. Por questões de segurança é preciso definir antes de caminhar, a trilha que irá percorrer. Existem fitas coloridas que indicam as trilhas, elas são amarradas nas árvores e no caso de um resgate, que é feito pelo COSMO, fica mais fácil seguir a trilha pela cor.

O parque é muito organizado, e não possui nenhuma infra-estrutura de restaurante e lanchonete, é preciso levar água para toda a caminhada e um bom lanche para repor as energias. A trilha além de úmida e fresca, abriga espécies da Mata Atlântica que ainda não conhecíamos.

Como é bem preservada, tem muita vida, além da flora, a fauna também se apresenta através do canto dos pássaros e das cigarras, das coloridas borboletas e da infinidade de insetos, isto sem contar com os animais que se escondem da nossa presença. Chegar ao cume é um presente para os olhos, para o corpo e para a alma! De um lado a vista do imponente Marumbí, do outro a Serra da Farinha, abaixo um vale onde é possível ver a Estação Marumbí e em meio as montanhas, a linha do trem. Parada obrigatória para o lanche que degustamos em silêncio apreciando a vista.

Subir ao Cume do Rochedinho é programa para o dia inteiro, a trilha deve ser feita devagar, observando a diversidade biológica da Mata Atlântica, isto vale quase tant como chegar ao cume. Esta atividade é recomendada para famílias com crianças a partir de 8 anos.

Agência Receptiva
Calango Expedições
Estação Ferroviária – tel: (41) 3462-2600

Onde ficar
Santuário Nhundiaquara :
Estrada das Prainhas, Km 2
Porto de Cima
Tel: (41) 3462-1938 Fax: (41) 3323-3725
www.nhundiaquara.com.br

Pousada Oásis:
Estrada das Prainhas - Porto de Cima - Morretes - Paraná - Brasil
Telefones - 0xx41-3462-1888 - 9923-4691 e 9923-3492
www.lol.com.br/pousadadooasis
As diárias de ambos os hotéis devem ser consultadas pois são alteradas conforme a temporada.
Onde comer um ótimo barreado, a comida típica de Morretes

Restaurante Villa Morretes:
Rua Almirante Frederico de Oliveira, 155
tel: (41) 3462.2140
Restaurante Casarão: (41) 3462.1314
Largo Dr. José Pereira, nº 25 - Rua das Flores
Fone: (041) 462-1314

Outras opções gastronômicas
Restaurante do Santuário Nhundiaquara – serve o Barreado e outras opções “a la carte”, no almoço e no jantar.
Estrada das Prainhas, Km 2
Porto de Cima - (41) 3462-1938

Restaurante Sato’s:
Rua XV de Novembro – Prolongamento
(41) 3462.1703

Visite o site da Família Muller
Conheça o conteúdo de nossa palestra: Para onde nós vamos?
Seja mais um seguidor da Família Muller no Twitter e acompanhe nossa rotina. Visite a página da Família Muller no Facebook.

As reportagens da Família Muller tem o patrocínio de:

Trilhas & Rumos
Timex

Apoio de:
Geratherm
Copa Gastronomia & Futebol
VIP´s Tur e Câmbio
Poddium Restaurante
Bota na Trilha
VIVO Zap
Gatorade

família Muller
0 Responses