Pipas para gerar eletricidade

Ecoturismo & Sustentabilidade




Um dos brinquedos mais antigos do mundo, a pipa, está prestes a ganhar uma nova utilidade, que não tem nada a ver com brincadeira de criança: fornecer energia elétrica para o mundo. Como? Com a ajuda dos ventos.

A ideia é da empresa italiana Kite Gen, que pretende substituir as pás das turbinas eólicas – que vivem causando acidentes, sobretudo com aves – por pipas presas a cabos de aço. O sistema funciona assim: o “papagaio” fica ancorado a uma estrutura fixa, no chão, e conforme o vento balança a pipa, o cabo de aço se movimenta. É essa força que é utilizada para gerar energia elétrica.

Segundo os inventores da técnica, obter energia renovável dessa maneira e muito mais barato e ocupa menos espaço. Isso porque um sistema de pipas construído em, no máximo, 800 metros, consegue gerar 100 MW de energia, enquanto são necessárias 150 turbinas eólicas – que ocupam cerca de 40km² de extensão – para gerar a mesma quantidade de eletricidade.

Para quem achou a ideia “mirabolante”, um aviso: tem muita gente apostando na técnica das pipas. Em 2006, o projeto recebeu ajuda financeira do governo italiano e, no ano de 2008, a União Européia também investiu alguns milhões na ideia. Atualmente, a primeira instalação está em testes, em uma província italiana chamada Asti.

Será que as pipas serão o futuro energético do mundo?

Super Interessante
0 Responses