Projeto de ligação por hidrovias continua em procedimento de implantação

Ecoturismo & Sustentabilidade

O projeto de interligação hidroviária para transporte de passageiros e exploração turística entre Cubatão e São Vicente não deverá sofrer alterações em função do incidente que levou ao tombamento, no dia 24, de um barco que transportava jornalistas que cobriam a vistoria marítima que os prefeitos dos dois municípios faziam, com intuito de identificar possíveis rotas, pontos de embarque e desembarque e cronometragem dos tempos dos percursos.

Segundo o secretário de Ação Governamental de Cubatão, Fernando Alberto Henriques Júnior, o transporte por barcos é um sistema sustentável e seguro, utilizado em várias regiões do Brasil e do Mundo, que oferece inúmeras vantagens em comparação com outros modais, como economia, rapidez, conforto e redução de emissão de poluentes, além retirar muitos veículos das estradas. Na região, o projeto vem sendo amadurecido há muito tempo pelos dois prefeitos e ganhou novo impulso após viagem que fizeram, no início de outubro, a cidades portuárias da Europa, onde o sistema aquaviário é um dos transportes mais utilizados.

Henriques Júnior esclarece que as embarcações utilizadas para essa finalidade são muito diferentes daquela envolvida no incidente. Segundo disse, são barcos maiores, fechados e apropriados para transporte de passageiros, oferecendo muita segurança nas travessias. Ele adianta que o cronograma dos estudos técnicos para implantação do sistema não deverá sofrer maiores atrasos e acrescenta que a proposta inicial de ligação entre Cubatão e São Vicente, depois de viabilizada, sofrerá ampliações e deverá integrar todas as cidades da região metropolitana da Baixada Santista.

Apuração – Após o episódio, a Prefeitura de Cubatão instaurou procedimento interno para levantar as causas do incidente. Uma comissão municipal deverá acompanhar o trabalho da Capitania dos Portos do Estado de São Paulo, que deverá apontar os verdadeiros motivos que ocasionaram o tombamento da embarcação.

Assessoria de Imprensa de Cubatão
0 Responses