Recorde: Café com a maior nota mundial é brasileiro



Aos amantes do café Especial (Gourmet), a boa notícia de que o produto que ganhou o concurso de melhor café do mundo em 2005 atingindo as três primeiras posições e batendo o recorde até hoje da maior nota da história mundial garantindo 95,85 pontos numa escala de zero a cem, está situado aqui no Brasil; precisamente no município  de Carmo de Minas, cidade de 13,7 mil habitantes ao sul do Estado de Minas Gerais.

O produto nacional cuja qualidade ganhou respeito no mercado internacional, tem cerca de 90% de sua produção exportada. Tamanho empreendimento voltado a um público seleto pertence a família Unique, que iniciou a primeira lavoura no ano de 1912 e vem agregando valor a mania nacional que conquistou diversos paladares.

O turismo está aberto para conhecer a fazenda Sertão, local do processo de produção da matéria prima da bebida, os aficionados pelo tema podem ter acesso a um tour e degustar o café direto na fazenda.

O café Especial conta com a vantagem do clima privilegiado das montanhas do sul mineiro e com o trabalho de especialistas desde a plantação até o produto final elaborado pela Unique que com cinco funcionários dentre eles o barista Kaká Diniz que foi terceiro colocado do campeonato brasileiro da classe em 2007, e um dos pioneiros que trouxe o curso de latte art (figuras feitas, por um barista, na superfície de bebidas feitas à base de café expresso) para o Brasil.

O café especializado conta com sabor e aroma impar, ideal para ser preparado na máquina de café expresso.

O diretor comercial da Unique, Helcio Carneiro Pinto Jr. explicou que muita gente critica o café expresso sem ter conhecimento no assunto, pois a máquina do expresso realça e potencializa o sabor da bebida, por tanto acentuará o sabor do produto de boa qualidade, da mesma forma que se for de má qualidade será mais nitidamente perceptível.

Com uma produção voltada para um público exigente a empresa que ostenta tamanho feito produz cerca de 15 mil sacas de café anualmente, para concorrer com empresas que produzem grandes quantidades o diretor comercial afirma que o segredo não está na quantidade da produção e sim na qualidade do produto.

“Não dominamos nada, ao contrário somos dominados, mas fazemos o que fazemos com muita qualidade”, garantiu.

Para aqueles que não subestimam o poder de um bom cafezinho, fica a dica de uma visita pelo universo da bebida, tal feito não é apenas um passeio, e sim um tour de até 14 pessoas por vez pela fazenda produtora do café respeitado mundialmente; qualidade e bom gosto que os Estados Unidos, Japão, Europa e boa parte do Brasil conhecem desde a xícara ao último gole.

Você sabia?
O café brasileiro que possui maior pontuação mundial, começou a descobrir o potencial de seu produto em 1999, quando consultores especializados perceberam que o café era diferenciado e de extrema qualidade, até então era vendido como café comum.

A partir daí nasceu a Rota do Café, logo mudou o público alvo e passou aprimorar o processo de produção. Seis anos após ganhou a competição de melhor café do mundo com o Unique Cítrico, produção da fazenda Santa Inês, recebendo a maior nota da história mundial em um concurso de café.

Curiosidade:
Cada parte da lavoura produz um tipo de sabor no café, dependendo do clima, altitude, chuva e posição com relação ao sol. A função do degustador é identificar esses sabores.

Turismo pelas lavouras:
A fazenda Sertão está aberta ao público interessado no setor, o valor do tour de 3 horas que deve ser pré-agendado é de R$ 40,00 por pessoa. O visitante faz uma caminhada pela lavoura e acompanha o processo de colheita, secagem e obtêm conhecimento sobre a história do produto.

Interessados em conhecer a Rota do Café Especial em Carmo de Minas, devem entrar em contato pelo telefone (35) 3334-1661.

Laércio Guidio e Joel P. Martins
0 Responses