Tratado do clima deve ficar para dezembro de 2010, diz embaixador brasileiro

Ecoturismo & Sustentabilidade

A partir de um panorama da visão internacional acerca das mudanças climáticas, o embaixador extraordinário para a Mudança do Clima, Sergio Serra, apontou que o tratado sobre o clima provavelmente será protelado para dezembro de 2010.

"As palavras não são otimistas, mas não abrimos mão da esperança. O Brasil tem compromissos sérios em relação ao assunto", afirmou, em evento nesta terça-feira (25), na sede do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), em Brasília.

A declaração vem a 14 dias do início da conferência do clima (COP-15), em Copenhague.

Serra disse que um dos principais entraves para que um acordo seja selado em Copenhague é o fato dos Estados Unidos não quererem apresentar uma meta específica --mas que a situação se inverteu ontem, a partir da declaração de que o país irá apresentar uma meta.

"É preciso que os países responsáveis cumpram as obrigações a partir das suas responsabilidades históricas", declarou, para, em seguida, observar que os números apresentados até então são "bastante modestos".

O embaixador indicou ainda que a União Europeia deseja transplantar os artigos fundamentais do Protocolo de Kyoto --cujo primeiro período de compromisso expira em 2012-- para o novo documento. "Mas os Estados Unidos são contra a substância do documento", disse.

Folha de São Paulo
0 Responses