BM e S&P elaboram 1º índice de carbono para mercados emergentes

Ecoturismo & Sustentabilidade

A Corporação Financeira Internacional (IFC, em inglês), instituição de apoio ao setor privado filiada ao Banco Mundial, e a agência de qualificação Standard & Poor's apresentaram nesta quinta-feira (10) o primeiro índice eficiente de carbono para mercados emergentes.

Esse índice deverá mobilizar mais de US$ 1 bilhão para companhias eficientes em carbono nos próximos três anos, e promover a concorrência entre empresas em mercados emergentes, dar acesso a investimentos a longo prazo e levar a grandes reduções de emissões de CO2 em países em desenvolvimento.

"Com a crescente pressão sobre os investidores para diversificar e manter o lucro aumentando a exposição a mercados emergentes, e com mais e mais investidores interessados no desenvolvimento sustentável, o IFC espera que este lançamento garanta que se privilegie a eficiência pelo mercado", disse Rachel Kyte, vice-presidente para Serviços de Assessoria Empresarial do IFC.

O índice foi desenvolvido pela S&P usando dados oferecidos pela organização ambiental Trucost.

Os investidores ganharão exposição aos mercados emergentes e se beneficiarão das tarifas locais, reduzindo "a marca do carbono" de suas carteiras em 24%.

"Os investidores veem os mercados emergentes como essenciais em um carteira global e equitativamente desenhada", afirmou, na apresentação, o presidente do Comitê de Índices da Standard & Poor's, David Blitzer.

Folha de São Paulo
0 Responses