UE faz reunião para definir ajuda a países pobres contra aquecimento

Ecoturismo & Sustentabilidade

Os líderes da União Europeia (UE) iniciam nesta quinta-feira (10) uma reunião de cúpula em Bruxelas, na Bélgica, com o objetivo de anunciar uma primeira ajuda econômica aos países pobres para combater as mudanças climáticas, confiando em que o gesto sirva de exemplo para as demais potências que negociam um acordo em Copenhague.

A crise econômica e as dificuldades nos cofres públicos dos Estados da UE tornam, no entanto, difícil obter compromissos de grandes quantias na reunião de dois dias, a última antes da presidência semestral do bloco passar da Suécia para a Espanha em janeiro.

Com os cálculos de que os países pobres precisam de até 21 bilhões de euros (US$ 30 bilhões) para os próximos três anos, uma quantia destinada tanto à luta contra as mudanças climáticas como à adaptação aos efeitos, a UE pode conceder quase um terço, ou seja, seis bilhões de euros.

Chave
A ajuda às nações menos desenvolvidas, sem a qual dificilmente um acordo contra o aquecimento global será eficaz, é um dos assuntos-chave da conferência da ONU em Copenhague, que chegará ao fim na próxima semana.

Os países ricos e, portanto, mais poluentes, foram convocados a assumir a responsabilidade por esta ajuda chamada de desembolso imediato, para o período entre 2010 e 2012. No futuro, seria criado um fundo permanente com uma quantia bem maior, abastecido com recursos públicos e privados.

Apesar da convicção de alguns países de que um primeiro gesto da UE estimularia outras potências, como Estados Unidos e Japão, a seguir o exemplo, poucos Estados europeus anunciaram até o momento suas contribuições.

Folha de São Paulo
0 Responses