Brasil e Alemanha unem forças para cuidar do meio ambiente

Ecoturismo & Sustentabilidade

A Alemanha é conhecida como um dos países mais engajados nas causas ambientais. O Brasil, representado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, se juntou à Angela Merkel nessa luta. Em encontro em Berlim nesta quinta-feira, Lula e a chanceler combinaram detalhes para Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que ocorre na próxima semana em Copenhage, na Dinamarca.

O presidente brasileiro disse estar otimista em relação ao encontro, apesar de saber que o acordo lá discutido estará longe de ser o "acordo dos sonhos". Para o presidente, os países industrializados devem estabelecer metas para diminuir a emissão de poluição e transmitir novas tecnologias e financiamento para que eles não repitam os erros cometidos durante a Revolução Industrial. Copenhage será só um começo visando um avanço a ser aperfeiçoado em 2015.

Mas, quanto a uma solução definitiva para as questões climáticas, Lula ainda não tem uma resposta. "Está tudo em aberto para a gente discutir. Estamos aprendendo com o tempo. O planeta é redondo e todos seremos vítimas. Temos que cuidar para que nossos bisnetos tenham um clima melhor que o nosso", afirmou.

Merkel disse também estar otimista em função das metas ambiciosas por parte dos países desenvolvidos, mas que os esforços só de uma parte não são suficientes. Ela sugeriu que o Brasil tomasse as rédeas desse desafio ajudando na mobilização dos países emergentes.

Terra.com.br
0 Responses