Cerca de 20 mil garrafas PET foram utilizadas na confecção do material

Ecoturismo & Sustentabilidade

A decoração natalina da Avenida Nove de Abril no trecho entre a Biblioteca Municipal e o Parque Anilinas, promete surpreender pela qualidade do trabalho e pelo material utilizado. A novidade em relação aos anos anteriores é que foram utilizadas garrafas PET e material reciclado. A informação foi passada na manhã de sexta-feira, dia 27, pela secretária Municipal de Assistência Social, Erenita Maria Barbosa, durante o tradicional Café de Negócios promovido pela Associação Comercial e Industrial de Cubatão (Acic).

O evento serviu para uma homenagem às pessoas que atuaram no projeto já denominado Natal Reciclado. Erenita e a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Cubatão, Darci Chumbo de Mendonça entregaram um certificado de participação às mais de 20 pessoas, que foram selecionadas entre todas as que já participaram de cursos na Fábrica da Comunidade. Elas ficaram emocionadas ao se verem no vídeo produzido pela Secretaria de Indústria, Comércio, Porto e Desenvolvimento (Semic), mostrando os principais passos do projeto.

A diretora da Acic e idealizadora do projeto, Gilda França, enalteceu a parceria com a Prefeitura de Cubatão, através das secretarias de Assistência Social, Indústria, Comércio, Porto e Desenvolvimento, Educação e Fundo Social de Solidariedade. “Pelo curto tempo em que está sendo desenvolvido o projeto, o produto final está pronto e muito lindo. Com certeza a população gostará de ver uma decoração bem feita, e o melhor, saber que tudo foi feito também para proteger o nosso meio ambiente”, afirmou.

O arte-educador Gerson Mendes de Almeida, que atua na Fábrica da Comunidade como monitor, foi um dos homenageados pela sua atuação no projeto. Coube a ele organizar a orientar os artesãos na confecção do material. “Nós usamos mais de 20 mil garrafas PET, arrecadadas nas escolas municipais pelos alunos e também pelo pessoal da Fábrica. Com isso, nós conseguimos produzir duas árvores de natal de cinco metros de altura, cinco árvores com 2,5 metros, um boneco de neve, três velas com mais ou menos 4 metros de altura e 600 bolas para decorar algumas árvores naturais da avenida”, informou o arte-educador.

Satisfeito com o resultado do encontro o presidente da Acic, Hermes Balula informou ter sido este o último café de negócios de 2009: “Para o próximo ano pretendemos continuar com estas reuniões, que costumam proporcionar grandes negócios para a cidade e para a população”.

Assessoria de Imprensa
0 Responses