Chefes de Estado e de Governo voltam a reunir-se na COP-15

Ecoturismo & Sustentabilidade

Cerca de 25 chefes de Estado e de Governo retomaram nesta sexta-feira uma reunião na busca de um acordo sobre a mudança climática, no último dia da cúpula que reúne 192 países em Copenhague.

Os líderes, que já realizaram ontem à noite uma reunião de urgência a pedido da Presidência sueca da União Europeia, repassarão o estado das conversas depois que suas equipes seguiram trabalhando durante toda a noite, assinalou uma fonte da UE.

Entre eles figuram o primeiro-ministro dinamarquês, Lars Lokke Rasmussen, seu colega sueco, Fredrik Reinfeldt, os líderes da França, Alemanha, China, Reino Unido, Índia, Rússia, vários países insulares e africanos, entre outros.

O objetivo é redigir uma declaração política final que reúna os dois textos que foram negociados durante os últimos 11 dias.

Os principais problemas giram em torno dos números de redução de gases do efeito estufa, o financiamento necessário para reduzir os efeitos da mudança climática e adaptar-se a seus efeitos, além da transparência do processo.

Fontes próximas à conferência assinalaram que existe a possibilidade de prolongar a cúpula em nível ministerial, inclusive até amanhã, se os chefes de Estado e de Governo não alcançarem ao menos uma declaração política.

Ainda disseram que o anúncio feito ontem pelo Governo dos EUA, que prometeu contribuir para um fundo global de US$ 100 bilhões anuais a partir de 2020 para combater a mudança climática tinha aberto um resquício de esperança, embora tenha ficado muitas coisas a esclarecer a respeito do mecanismo de gestão deste dinheiro.

A sessão plenária da cúpula, que acontece nesta manhã, terá discursos de Rasmussen, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e o presidente dos EUA, Barack Obama.

Agência EFE
0 Responses