Ciclista pedala 18 mil km em 16 meses e faz apelo na COP-15


Um ciclista australiano chegou nesta terça-feira ao centro de convenções onde ocorre a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em Copenhague, na Dinamarca, após pedalar 18 mil km durante 16 meses para entregar uma mensagem de conscientização ambiental. Segundo Kim Nguyen, 28 anos, a variação climática "começa com as mudanças de mentalidade das pessoas comuns".

O longo percurso do australiano, que teve início em agosto do ano passo na sua cidade natal, Brisbane, passou também pelo sudeste da Ásia, Mongólia, Rússia, Azerbaijão, Cazaquistão e Europa antes de chegar à capital dinamarquesa. Nguyen levou apenas dois meses para obter os equipamentos, patrocínios e o mapeamento das rotas necessário para a jornada.

No percurso até Copenhague, o ciclista conquistou popularidade e ganhou a companhia de dezenas de amigos e seguidores enquanto atravessava a Turquia, França e Holanda, entre outros. A mensagem pessoal de Kim Nguyen também foi enviada para o mundo todo por meio de seu blog - www.rideplanetearth.org.

"É a coisa mais difícil que já fiz, mas também a melhor", desabafou o australiano na chegada à cúpula. Para ele, um dos grandes problemas do planeta é que "as pessoas do mundo desenvolvido não são afetadas pessoalmente pelo aquecimento".

COP-15
A Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, de 7 a 18 de dezembro, que abrange 192 países, vai se reunir em Copenhague, na Dinamarca, para a 15ª Conferência das Partes sobre o Clima, a COP-15. O objetivo é traçar um acordo global para definir o que será feito para reduzir as emissões de gases de efeito estufa após 2012, quando termina o primeiro período de compromisso do Protocolo de Kyoto.

Redação Terra
0 Responses