Gincanas on-line são usadas para causas sociais

Ecoturismo & Sustentabilidade

O que você diria se pudesse mandar uma carta de amor para as futuras gerações? Essa foi a premissa do jogo Love Letters To the Future (cartas de amor para o futuro), no qual os participantes foram convidados a deixar uma mensagem para ser lida em 2109.

Para discutir a questão ambiental e os impactos que as mudanças climáticas poderão ter para as novas gerações, os organizadores selecionaram as cem cartas mais populares no site do jogo. Elas foram decodificadas e guardadas em uma cápsula do tempo durante a reunião de Copenhague.

Quem enviou carta passou a participar do jogo ao receber uma mensagem de Maya do ano de 2109. A partir daí, era preciso seguir pistas e observar vídeos no site. Houve ainda uma fase com pistas espalhadas em diversas cidades até a conclusão da história durante a conferência na Dinamarca.

O formato do jogo pode não ser exatamente o tradicional, mas indica que os ARGs já estão sendo usados para divulgar campanhas sociais e ambientais. Segundo Michael Andersen, do argn.com, o modelo de jogos está evoluindo para um perfil mais abrangente.

"Existem campanhas para usar a interação visando o bem estar social, gente tentando criar histórias que envolvam amigos e empresas que querem fortalecer suas marcas. Há uma gama de diferentes histórias nesse tipo de jogo", disse.

No ano passado, a Cruz Vermelha lançou o jogo Traces of Hope (sinais de esperança). A história gira em torno de Joseph, um adolescente de Uganda que procura encontrar sua mãe durante a guerra civil. O jogo mistura narrativa, acompanhamento de pistas e uso de tecnologia, além de enfatizar o papel da Cruz Vermelha durante conflitos.

Os jogos de realidade alternativa não estão somente a serviços de causas humanitárias. Muitas empresas usam esse instrumento para divulgar produtos. TV e cinema já são veteranos nessa estratégia.

Com a estreia do filme marcada para o fim do ano, já está no ar o jogo que faz parte do lançamento do novo filme de Sherlock Holmes. Intitulado 221b Baker Street (a residência londrina fictícia do detetive), não se trata exatamente de um ARG, mas tem inspiração nesse universo. O jogo exige que o participante tenha um perfil no Facebook. A partir daí, para começar a desvendar o mistério, precisa decidir se prefere ser Sherlock ou Dr. Watson.

Folha de São Paulo
0 Responses