Greenpeace pede libertação de ativistas presos na COP-15

Ecoturismo & Sustentabilidade

Um protesto realizado pelo Greenpeace nesta quarta-feira em frente ao Consulado Geral da Dinamarca, em São Paulo, pediu a liberdade de quatro ativistas da ONG que foram presos na capital dinamarquesa, Copenhague, durante a realização da Conferência do Clima (COP-15). Os ambientalistas foram detidos quando participavam de um protesto pacífico no palácio de Christiansborg.

Durante um jantar oferecido pela família real dinamarquesa a mais de 100 chefes de Estado que participavam do evento climático, eles esticaram uma faixa com os dizeres "Políticos falam. Líderes agem". Mesmo sem julgamento, os quatro - um dinamarquês, um espanhol, um suíço e um holandês - podem ficar presos até o dia 7 de janeiro em regime de comunicação restrita.

Os escritórios do Greenpeace na Espanha, Holanda, Noruega, Suíça, México, Argentina, Alemanha e Áustria também realizaram manifestações pedindo a libertação dos ativistas.

COP-15
A Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, realizada entre 7 e 18 de dezembro, teve a participação de 192 países que se reuniram em Copenhague, na Dinamarca, para a 15ª Conferência das Partes sobre o Clima, a COP-15. O objetivo principal do evento era o de traçar um acordo global para definir o que será feito para reduzir as emissões de gases de efeito estufa após 2012, quando termina o primeiro período de compromisso do Protocolo de Kyoto.

Redação Terra
0 Responses