ONU pretende que 2010 seja o ano dos Objetivos do Milênio

Ecoturismo & Sustentabilidade

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu que os líderes mundiais participem da cúpula sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), marcada para setembro de 2010, em Nova York.

Em comunicado divulgado nesta segunda-feira pelo seu porta-voz, Ban afirmou que a reunião é uma oportunidade extremamente importante para o mundo redobrar os seus esforços para alcançar essas metas.

Progressos
Ele destacou que o evento será realizado num contexto no qual progressos em direção ao alcance dos ODM são mistos e que novas crises ameaçam os esforços globais para reduzir a pobreza extrema. Adotados pela ONU no ano 2000, os ODM são um conjunto de oito objetivos referentes à erradicação ou eliminação de males sociais até 2015.

A conferência em Nova York vai coincidir com o início da sessão de debates de alto nível da Assembleia-Geral. Ban Ki-moon informou que pretende fazer de 2010 o ano dos ODM, além de ressaltar que da mesma forma que este é o momento de agir contra o aquecimento global, nos próximos cinco anos o mundo também terá de cumprir as promessas feitas às populações mais vulneráveis, particularmente na África.

Para o secretário-geral da ONU, existem provas de que os ODM podem ser alcançados, mesmo pelos países mais pobres, quando políticas apropriadas são apoiadas por recursos adequados.

Pobreza e Fome
Ban observou que as metas desencadearam esforços mundiais sem precedentes na luta contra a pobreza, fome, doenças e mudanças climáticas. No entanto, ele admitiu que o mundo pode e deve fazer mais, particularmente no contexto do crescente impacto das alterações climáticas, aumento da fome e contínua recessão financeira global.

Leia também Dívida do G-8 para com os ODM é de US$ 35 bilhões Desigualdade: "as médias são perversas", afirma coordenador dos ODM.

Ecodesenvolvimento
0 Responses