2009. O ano antes do caos


Um jornalista entrevista um velho homem, para o telejornal de rede nacional. Com rosto transtornado e cabelos molhados pela chuva que acabou de cair. O homem vê toda a sua vida transmitida na tela do subconsciente enquanto responde ao jornalista durante poucos segundos. No plano da imagem, apenas se vê o microfone segurado pelo braço estendido do jornalista e um rosto com sofrimento estampado. -“Uma vida inteira de trabalho e construção, e em meia hora perco tudo, meu Deus!”. Choro soluçante sucede a cena.

O parágrafo anterior poderia ser fruto de uma imaginação criativa. Poderia, caso isso não fosse como uma repetição de atos cênicos, mudando-se apenas os atores e o cenário, hora litoral, hora montanha, hora norte, hora sul. No último ano, as pessoas se acostumaram a acompanhar constantemente histórias como essa.

O ano de 2010 chegou e sempre é assim. Em todas as viradas de ano, os meios de veiculação de notícias como sites, programas de televisão e imprensa escrita sempre fazem a retrospectiva do ano que passou, já é uma tradição.

Para não fugir a regra, há de se tentar fazer uma retrospectiva aqui também, lembrando os mais importantes e comentados acontecimentos que marcaram o ano passado, sobretudo no contexto da ecologia e sustentabilidade do planeta, não tanto como uma cobertura jornalística do ano, mas como uma chamada à reflexão dos acontecimentos e o seu impacto para o futuro.

O ano de 2009, foi com certeza o ano do clima, tanto no que marcou tragicamente, com as várias faces e maneiras de que os fatores climáticos possam se manifestar, como também as ações e tentativas de que mobilizassem a consciência global contra o avanço do tal aquecimento global e suas mazelas.

Já no mês de Março, promovida pelo WWF, a Hora do Planeta, leva 88 cidades de 37 países do mundo a apagarem as luzes de seus principais monumentos por uma hora, um ato em protesto contra o aquecimento global. Muitos cidadãos, motivados pela divulgação da internet, também aderiram ao movimento apagando as luzes de suas residências. A hora do planeta 2010 já está marcada e deverá acontecer no dia 27 de março, sábado, entre as 20:30 e 21:30 horas, onde novamente diversos ícones do país deverão ter sua iluminação desligada por 1 hora, segundo o site do WWF Brasil.

Chegando em 30 de agosto, o PV (Partido Verde) festeja a filiação da Senadora do Acre, Marina Silva em São Paulo. Ela saiu do PT (Partido dos Trabalhadores) para se candidatar à Presidência em 2010, levantando uma política verde para o país.

Em Outubro, a cidade de Copenhague, Dinamarca, já era foco de notícia com grande repercussão, por ter sido lá a eleição da cidade sede para as olimpíadas do ano 2016. O Rio de Janeiro ganhou da cidade de Madri na escolha do Comitê olímpico internacional. Com esse resultado, a cidade do Rio será pioneira na América do Sul ao ser sede de uma Olimpíada. A expectativa é que dentre outras áreas da economia, o turismo seja melhor estruturado sendo que acima de tudo, esta estrutura seja rigorosamente sustentável. Na era das redes sociais, muitos lançaram através do Twitter, piadas e comentários sobre o legado da realização destas, e sobre as referidas olimpíadas acontecerem após o cataclismo de 2012.

O mês de outubro viu nascer o blog e a revista online ECOTURISMO e SUSTENTABILIDADE. Com uma proposta moderna e eco-consciente, recebeu quase 800 leitores no primeiro mês de nascimento.

No mês de dezembro, Copenhague continuou sendo foco das atenções, desta vez com a realização da COP15 - Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas. Com certo atraso e exibição de um filme, Conferência do Clima foi aberta e ao final do evento, temperado por muitos protestos, não se alcançou um acordo que o mundo esperava, chegando-se a um acordo mínimo, apontado pelos críticos, como uma tentativa de não “passar em branco”.

No ultimo dia de Dezembro, chuvas, enchentes, deslizamentos e um jornalista entrevistando um velho homem, para o telejornal de rede nacional, com rosto transtornado e cabelos molhados pela chuva que acabou de cair. O homem vê toda a sua vida transmitida na tela do subconsciente enquanto responde ao jornalista durante poucos segundos. No plano da imagem, apenas se vê o microfone segurado pelo braço estendido do jornalista e um rosto com sofrimento estampado. -“Uma vida inteira de trabalho e construção, e em meia hora perco tudo, meu Deus!”. Choro soluçante sucede a cena.

Que 2010 não seja o caos!

Hawston Pedrosa
1 Response
  1. Olá!

    Adorei a matéria, bem estruturada e relembrou momentos que até eu fiz parte mas por equivoco meu, acabei me esquecendo, como foi a Hora do Planeta, que foi bem importante para as pessoas perceberem como o pouco que elas fazem pode refletir no meio ambiente e principalmente, com atitudes simples, o que eu batia na tecla é que não poderia ficar apenas em um único dia...

    Mas enfim, parabéns pela matéria Hawston, fica aqui o meu convite de que quando puder apareça no VivoVerde também com matérias tão belas quanto esta.

    Abraços sinceros de sua amiga aqui do TO.